segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Surto de chikungunya atinge todos os bairros de Fortaleza

Especialistas afirmam que as doenças só desaparecerão quando o combate ao mosquito Aedes aegypti obtiver sucesso ( Foto: Nah Jereissati )
Diário do Nordeste
O Boletim Semanal da Chikungunya, divulgado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde, atestou a incidência do vírus Chik em todos os bairros da Capital. Com mais de 52 mil casos confirmados só no primeiro semestre de 2017, o município apresentou aumento de 296,29% nos casos confirmados em relação a todo o ano de 2016, gerando alerta quanto às perspectivas para próxima quadra chuvosa.

De toda a Fortaleza, 88 bairros tiveram 12% do total de moradores infectados pela doença, e todos os outros 31 registraram algum caso. Este número representa um surto de 52.083 novos casos confirmados que, somados ao número de infectados em 2016, contabilizam 69.661 fortalezenses já inoculados pelo vírus. Segundo Nélio Morais, titular da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, o Ceará - e Fortaleza, especificamente - está passando pelo processo que outros estados do Brasil, como a Bahia e Minas Gerais, já atravessaram. Morais informou que acontecem, geralmente, duas ondas de surtos epidêmicos até a estabilização da doença.

A população que já foi afetada se torna imune e a incidência tende a regularizar. "A febre Chikungunya é uma doença nova da qual ainda se tem pouco conhecimento; então, estamos aprendendo a tratá-la no 'campo de batalha'. Possivelmente, já estamos no segundo surto, mas (a doença) é muito debilitante e uma ameaça forte, que exige fundamentalmente pesquisa e controle vetorial". Cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor se encontram em residências, e, segundo o infectologista Anastácio Queiroz, "os focos de hoje são os mesmos de 1986", quando houve a primeira epidemia de dengue do País.

Óbitos

Sem distinção de região ou localidade, a febre chikungunya ocasionou 81 óbitos este ano na capital cearense. A população acima de 70 anos é a maior vítima, contabilizando um percentual de quase 80% do total. Nélio Moraes, da Covis, disse que "a partir de junho a redução visível de casos mostra a possibilidade de a população ter aderido a medidas preventivas, tendo percebido a gravidade da doença". O infectologista Anastácio Queiroz afirma que "a doença não é de pobre nem de rico, atinge a todos de maneira grave. Essa gravidade deve ser motivo de preocupação para que ajam preventivamente".

Com maior incidência nos meses do início do ano, as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti obedecem a um ciclo de proliferação ligado à temporada de chuvas. Como explica o infectologista Anastácio Queiroz, a Chikungunya não se comporta diferente. "A doença se manifesta quando a proliferação do vetor é maior, ou seja, é muito relacionada à estação chuvosa e aos focos remanescentes".

O professor da UFC explica que a doença, embora tenha sido registrada na década de 50, é considerada "nova" e que seu surto em certas cidades do Ceará, como Fortaleza, aconteceu porque a população não-imune ainda estava majoritariamente exposta ao vírus. A curva de incidência é acentuada pelos processos de umidade e calor, que facilitam a reprodução e potencializam o ciclo de vida do vetor.

"Tanto a dengue quanto a zika e a chikungunya só acabarão quando acabarem os focos e ações definitivas forem realizadas, tanto pelo poder público quanto pela população", afirma o professor Anastácio Queiroz. O titular da Covis, Nélio Morais, pondera que investimentos educacionais e ambientais serão necessários para ampliar os serviços, que pretendem ser intensificados a partir de setembro.

Lacunas

"Estamos cientes que temos muitas lacunas, mas reverteremos a situação trabalhando de mãos dadas com a população para estarmos prontos para um 2018 mais seguro", diz Morais. O titular informou que 30 bairros de Fortaleza que concentram mais de 70% dos casos serão alvo de ações a partir do fim de setembro. Serão feitos mutirões locais com agentes de endemias e conscientizações em escolas com professores, alunos e pais, além de limpeza de terrenos promovidas pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e fiscalizações em zonas comerciais pela Agência de Fiscalização de Fortaleza. (Colaborou Marina Gomes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário