quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estudo coloca Ceará e Fortaleza entre as 40 marcas mais valiosas de clubes brasileiros

Clássico-Rei é a maior bilheteria do futebol cearense ( Foto: JL Rosa )
Diário do Nordeste
Um estudo minucioso realizado pela BDO Brazil, a quinta maior empresa de auditoria e consultoria do mundo, apontou Ceará e Fortaleza como integrantes do seleto do grupo das 40 marcas mais valiosas dentre os clubes brasileiros. 

O estudo seguiu uma rigorosa métrica que inclui mais de 30 diferentes variáveis tais como dados financeiros dos clubes, informações publicadas em pesquisa com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores, engajamento em mídias sociais, dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.

Os três primeiros do ranking são Flamengo, Corinthians e Palmeiras. 


Vovô

A marca do Ceará foi avaliada em 20,5 milhões. No ranking, desde 2015, o alvinegro vem se mantendo no 30º lugar entre as 40 marcas mais valiosas de clubes brasileiros. A torcida representa 54% do valor da marca alvinegra, enquanto mercado vem em seguida com 27% e receitas significando 19% do valor da marca alvinegra.

Leão

A marca do Fortaleza foi avaliada em R$ 15,7 milhões. Por vir na Série C há 8 anos e tendo regressado à Série B no último fim de semana, o Tricolor de Aço tem a força da sua marca amplamente atrelada ao fator torcida. Segundo a análise, a fatia da torcida representa 61% da força da instituição, enquanto mercado aparece com 24% e receitas com 15%. 

Só para fazer um comparativo, o Paysandu, do Pará, ocupa o 25º lugar, e tem o valor da sua marca avaliado em R$ 27 milhões. Há um equilíbrio maior entre as fatias torcida e receitas, com 43% e 38%, respectivamente. Mercado fecha o somatório representando 19% da marca do time da Curuzu. 

Federação

A Federação Cearense de Futebol (FCF), segundo o estudo, aparece no 12º lugar. A Federação Paulista terminou na liderança, apontou o estudo. No consolidado, as Federações Estaduais apresentaram déficit de R$ 17,0 milhões em 2016. 

Os 40 clubes brasileiros analisados na décima edição do estudo de avaliação das marcas, atingiram um valor recorde de mais de R$ 10,2 bilhões. Assim, evidencia-se uma maior atenção e preocupação dos clubes para com o bom relacionamento com seus patrocinadores e seus mais variados públicos. 

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