Em 2016, Zago era treinador do Juventude e eliminou o Leão da Série C ( Foto: Thiago Gadelha ) |
por João Bandeira Neto - Diário do Nordeste
Restando três jogos para o fim da primeira fase da Série C, a diretoria do Fortaleza resolveu mudar seu comando técnico. Sai Paulo Bonamigo e assume Antônio Carlos Zago.
Bonamigo foi desligado do time após o Leão ser derrotado por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa, fora de casa, no último sábado.
Muito criticado pela torcida, a demissão de Bonamigo era especulada desde o início da semana. Durante todo o domingo, o nome de Antônio Carlos Zago, ex-Juventude e Internacional, foi cotado e seu anúncio ofical foi feito já no fim da noite.
Zago começou sua carreira em 2009 comandando o São Caetano e passou por times como Palmeiras, Vila Nova e Audax (SP). Seu último trabalho foi no Internacional, mas foi no Juventude que o treinador marcou seu nome, ao levar o time gaúcho para o acesso à Série B, justamente em cima do Fortaleza, no ano passado.
Chegam com Zago, o ex-zagueiro Galeano, que será seu auxiliar técnico e Carlos Pacheco, preparador físico.
A diretoria tricolor ainda não definiu quando o treinador será apresentado mas a expectativa é de que ele já trabalhe hoje.
O novo treinador terá a missão de comandar o time já no próximo domingo (27), quando o Fortaleza recebe o CSA-AL na Arena Castelão, às 19h15, pela 16ª rodada da Série C.
Após essa partida, o Fortaleza terá um compromisso fora de casa contra o Confiança, em Sergipe, e encerra a primeira fase contra o Moto Club, jogando em casa. Projeções matemáticas apontam que mais seis pontos, dos nove que vai disputar, garantem o Leão na próxima fase da competição nacional.
Bonamigo fora
A demissão de Bonamigo ocorre nas rodadas finais da primeira fase da Série C. Com 23 pontos, o Leão é terceiro colocado.
Em comunicado postado em seu site, o Fortaleza disse que a decisão foi tomada em comum acordo com comissão. Após a partida, ainda em São Luís, Bonamigo restringiu a comentar apenas a péssima atuação do clube.
Paulo Bonamigo deixa o clube após 3 meses de trabalho. Ele assumiu no início de maio e dirigiu a equipe em 15 jogos, tendo 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, obtendo um aproveitamento de 51,1% ao longo da Série C.
Prejuízo
Mesmo com a derrota, o Tricolor do Pici segue na terceira colocação no Grupo A, com 23 pontos, três pontos a mais do que o Salgueiro, que está na 5ª colocação. O prejuízo da derrota só não foi maior porque os adversário diretos que estão abaixo do Tricolor do Pici não tiveram sucesso. O Remo venceu em casa o Botafogo (PB) por 2 a 1 e o Cuiabá derrotou o Salgueiro por 1 a 0 e evitou que o time pernambucano ultrapassasse o Fortaleza na tabela de classificação.
Trajetória
Aos 47 anos, Antônio Carlos Zago iniciou sua carreira logo após deixar os gramados. Seu primeiro time foi o São Caetano. Ele teve rápidas passagens pelo Palmeiras, Grêmio Prudente-SP, Mogi Mirim-SP, Vila Nova-GO e Audax-SP.
Em 2013, teve uma experiência internacional quando foi ser auxiliar técnico da Roma, na Itália. Na sequência ele foi para a Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, também como auxiliar técnico.
Em 2015, retornou ao futebol brasileiro e levou o Juventude, em 2016, à Série B. A conquista foi sobre o Fortaleza, quando o time Gaúcho empatou com o Leão e ficou a vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário