por Agência Brasil
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou, nesta sexta-feira (25), denúncia contra quatro senadores do PMDB: Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Garibaldi Alves Filho (RN) e Valdir Raupp (RO), e contra o ex-presidente José Sarney. Eles são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro.
No mesmo inquérito, também foram denunciados o ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras), Sergio Machado; o ex-presidente da empresa Odebrecht Ambiental, Fernando Reis; e os executivos Luiz Fernando Maramaldo e Nelson Maramaldo, sócios da empresa NM Engenharia. O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) também era alvo do mesmo inquérito, mas não foi denunciado.
A denúncia é resultante das investigações da Operação Lava Jato sobre desvios em contratos da Transpetro. São apurados os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Caberá agora ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) analisar o caso. O eventual recebimento de denúncia contra parlamentares na Lava Jato costuma ser levado para decisão da Segunda Turma da Corte, composta ainda pelos ministros Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Tofolli e Gilmar Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário