No seu bate papo semanal no facebook o governador Camilo Santana(PT) falou sobre a implantação no interior do estado das populares "areninhas", e novamente pela mesma rede social, ele fez o anúncio de quais municípios irão receber o equipamento, como a cidade de Russas.
"Conforme havia me comprometido durante o nosso bate-papo ao vivo aqui pelo Facebook, segue a relação dos municípios que serão contemplados com uma Areninha nesta primeira fase do projeto:
Aracati, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Acaraú, Aquiraz, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Icó, Maracanaú, Sobral, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Paracuru." Escreveu ele
Promover e estimular uma nova dinâmica social e a integração familiar nos municípios, a partir do esporte e do lazer, são alguns dos objetivos do projeto dos Centros de Esporte para Futebol – Areninhas, que o governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (STDS), pretende construir em parceria com as prefeituras de 31 municípios cearenses.
Em março, o titular da Pasta, Josbertini Clementino realizou reunião técnica com prefeitos e gestores públicos dessas cidades para apresentação dos critérios de seleção, prazos de adesão e valores de contrapartida de cada prefeitura para execução das Areninhas.
“A escolha dos municípios participantes foi feita de acordo com nota técnica do IPECE e tem como base o tamanho da população de 15 a 29 anos de idade da zona urbana”, explicou Josbertini. Segundo ele, os recursos estimados à construção de cada Areninha serão entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, cabendo 80% ao Estado e 20% às prefeituras. As Areninhas serão financiadas com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), licitadas e construídas pela STDS, com acompanhamento do DAE (Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará).
Campo de Várzea
Conforme explicou Josbertini, as Areninhas seguirão o modelo das implantadas em Fortaleza, contemplando espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Para tanto, os terrenos, que deverão ser cedidos pelas prefeituras, terão área média de 95 m x 73 m e os campos esportivos de 85 m x 60 m, de preferência em área de várzea, mas na sede do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário