segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Naumi Amorim é eleito com mais de 80 mil votos

Candidato do PMB foi eleito com 54,23% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE); após o resultado, ele foi carregado nos braços pelo povo e prometeu "limpar a cidade" em 100 dias e "organizar a casa" ( Fotos: Kléber A. Gonçalves )
Com 80.756 votos, o deputado estadual e empresário Naumi Amorim (PMB) foi eleito ontem prefeito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) para a gestão de 2017-2020. A votação dele é a maior já recebida por um prefeito no Município e representou 54,23% dos votos. Ele disputou com o vereador Eduardo Pessoa (PSDB), que conquistou 45,77% da preferência popular. Esta foi a primeira vez que Caucaia precisou decidir quem iria governá-la em dois turnos.

De acordo com os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade ainda contabilizou 3,21% de votos brancos e 9,40% de nulos.

A coligação "Esperança de um novo tempo", que saiu vencedora, contou com 14 partidos, sendo a maior do Município, e traz como vice-prefeita a ex-deputada estadual Lívia Arruda (PTB), filha dos ex-prefeitos da cidade José Gerardo Arruda e Inês Arruda.

A chapa teve ainda apoios considerados de peso como o governador do Estado, Camilo Santana (PT); o prefeito reeleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

"Tenho consciência que quem votou na gente, votou por querer mudança, então a gente tem que agradecer a Deus. Essas pessoas estão querendo a mudança de Caucaia e apostaram em Naumi e Lívia. Só tenho que agradecer a cada um deles", afirmou o prefeito eleito.

Festa

Naumi, que foi vendedor de porta em porta e tornou-se empresário, abriu as portas da empresa dele, uma fábrica de plásticos como mesas e cadeiras, no bairro Parque Potira, para o povo que o apoiou. Desde antes das 17h, já havia carros e dezenas de pessoas vestindo roupas com as cores verde, branco e laranja, utilizadas durante a campanha, ocupando o galpão aberto. Em um telão, com pouca nitidez, os apoiadores tentavam enxergar a votação em tempo real.

O tempo ia passando devagar, e a noite parecia que teimaria em demorar. O então candidato, cada vez mais, era assediado pelos populares, que tiravam fotos, apertavam as mãos dele, abraçavam e parabenizavam. Quem tinha filho, colocava ele em cima dos ombros. "Vamos tirar uma foto com o prefeito", diziam para as crianças, que sorriam, meio sem entender o que estava acontecendo.

Entre uma foto e outra, Naumi, que é natural de Tauá e já morou em Goiás, atendia o celular. Por diversas vezes, conversava, tentava afastar-se da multidão, que ia aumentando. Aos poucos, o imenso galpão aberto ficou pequeno para tanta gente. A rua, completamente fechada. O fabricante de cadeiras estava, a cada minuto, mais próximo de sentar na cadeira mais importante da cidade que adotou.

Apuração

Naumi acompanhava, junto a um grupo, a apuração em tempo real. Tentava, é verdade: a conexão com a internet não ajudava. O telão, menos. O jeito era esperar alguém conseguir atualizar a página do TSE no celular para divulgar as parciais. A cada nova atualização, gritos cada vez menos comedidos, comemoravam como gol de campeonato a vitória que se aproximava.

Tentando manter a prudência e a postura, o deputado e empresário evitava comemorações mais eufóricas. Sorria, principalmente para as fotos que não acabavam, mas logo voltava para um semblante sereno.

Por volta de 19h30, alguém gritou que 100% das urnas haviam sido computadas, e Naumi estava eleito com mais de 80 mil votos. Explosão verde, com direito a foguetório, canto da música da campanha em uníssono e muito santinho jogado ao alto.

Naumi foi carregado nos braços pelo povo que o elegeu. Povo, que nele deposita as esperanças para dias melhores. Como relatou a professora Márcia Lopes, de 25 anos. "O clima foi pesado nessas eleições. Mas é o povo quem decide. E para mim, esse vai ser o melhor prefeito que Caucaia já teve. Estou aqui como voluntária pois ele tem boas propostas, está aberto a opiniões", afirmou.

A vendedora Mara Sâmia Lopes, de 33 anos, destacou que espera uma atenção especial à saúde e educação no Município. "Caucaia chegou a não ter nem Raio-X no hospital. Espero que melhore a saúde e a educação. Queremos um futuro, uma esperança em um novo tempo. E eu tenho fé que a cidade mude", disse, animada.

Promessas

Após dar voltas nos braços do povo, que não queria largar de seu novo prefeito, Naumi conseguiu conversar com a imprensa. Banhado em suor, disse que perdeu 12Kg na campanha, e garantiu que a primeira missão será limpar a cidade. E já apontou um prazo: antes de completar quatro meses de gestão.

"Há muito lixo nas ruas de Caucaia. Pedirei ajuda aos professores, apoio das escolas, da população, e vamos limpar a cidade em 100 dias. Quero fazer panfletos para educar as pessoas", apontou o prefeito eleito.

Antes de cumprir as outras promessas de campanha, como a construção de areninhas similares às que existem na Capital, Naumi disse querer organizar o Município que receberá no dia 1º de janeiro. "Temos que primeiro colocar a casa em ordem para começar a organizar. Colocando a equipe completa, tenho certeza que tudo vai funcionar".

Outro desafio apontado pelo prefeito è a saúde pública. O prefeito eleito ressaltou que pretende "valorizar" os votos que recebeu dos mais de 80 mil eleitores. "A gente vem defendendo a saúde, que aqui não existe. Eu achei que ia ser mais fácil (a eleição), mas às coisas difíceis se dá mais valor. Acho que a gente tem que dar mais valor, saber valorizar o voto de cada um, e dar mais trabalho. Quero fazer não o que quero, mas fazer a administração ouvindo o povo, pois ele me escolheu. Assim quero fazer essa administração, ouvindo a população, para que se sinta prestigiada. É assim que quero fazer".

União

Um dos pontos levantados por eleitores presentes na comemoração de Naumi foi a união de famílias tradicionais em Caucaia em prol da campanha do deputado estadual e da vice, Lívia Arruda. Ela própria também destacou a união realizada com Naumi para fazer as propostas feitas saírem do papel.

"Assim como foi na nossa campanha, de pé no chão, porta a porta, de escutar o povo, de não ver dia nem hora, vai ser nossa gestão, onde a vice e o prefeito trabalham em parceria; onde a gente une forças e vai fazer uma Caucaia de todos, de qualidade de vida, onde o povo tem orgulho de saber que na prefeitura tem quem cuide dele. O povo quis e quer mudança e a gente hoje está podendo comemorar", declarou Lívia.

A vice-prefeita ainda criticou a gestão que se encerra e o adversário derrotado, vereador Eduardo Pessoa, afirmando que ele teria apostado em ataques à chapa, que acabaram por não conseguir prejudicá-los.

"Apesar de todas as difamações, calúnias, ataques, a gente não abaixou a cabeça, a gente foi firme, pois sempre acreditamos nesse propósito. Há oito anos nosso povo tem sofrido. Há três eleições nossos adversários tentam ganhar a campanha com calúnia, ataques, campanha baixa. Conseguiram duas vezes e achavam que a terceira iam conseguir", pontuou.

Luta

O candidato derrotado, Eduardo Pessoa, destacou que lutou contra uma coligação reforçada pela gestão estadual e agradeceu os votos que recebeu no segundo turno.

"Fizemos uma campanha limpa, honesta e sem mentiras. Crescemos muito, mas lutamos contra a máquina do governo do Estado e dos arranjos da velha política, que mesmo após fazer tanto mal ao Brasil continua em voga em Caucaia. Termino a campanha de cabeça erguida e com muita gratidão a todos que acreditaram e confiam em mim. Nossa campanha foi linda, digna de guerreiros. Vou continuar o trabalho que sempre fiz, vou continuar servindo ao meu povo, ao povo de Caucaia", afirmou o candidato derrotado.

Evolução

A vitória de Naumi Amorim já era apontada nas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Na sexta-feira (28), o último levantamento feito pelo Instituto apontava vitória do candidato do PMB com mais de 50% dos votos, contra 35% do tucano.

por Levi de Freitas/Suzane Saldanha - Repórteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário