quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Diabetes pode afetar a visão. Entenda o problema

13,4 milhões de pessoas diabéticas no Brasil: segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, uma boa parte desse público está dentro da população economicamente ativa (entre 20 e 79 anos de idade) e a estimativa é que, dentre esse total, cerca de 90% irá desenvolver a retinoplastia diabética ao longo da vida. 

O Edema Macular Diabético acontece quando, se o diabetes não for controlado adequadamente desde o início, o excesso de açúcar no sangue faz com que os vasos sanguíneos dos olhos não consigam reter líquido, levando ao inchaço da retina e prejudicando a visão. “O edema macular diabético é a principal causa de cegueira irreversível em quem tem diabetes”, afirma o Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello Filho, médico oftalmologista e vice-presidente da Regional Sudeste da Sociedade Brasielira de Retina e Vítreo (SBRV).
Controle clínico anual

Segundo o Dr. Paulo Augusto, muitos pacientes só descobrem que têm o problema quando já perderam a visão em um dos olhos. Daí a importância que os diabéticos devem dar ao controle clínico da doença ocular de forma anual. 

Os principais sintomas da retinopatia diabética são perda da visão central, visão dupla, enxergar manchas pretas no campo visual periférico, visão embaçada e cegueira. “A atenção deve ser redobrada, pois se trata de uma doença silenciosa, já que a perda visual progressiva é indolor e não traz indícios como olhos vermelhos ou secreções”, ressalta o oftalmologista.

Controle de glicemia

De acordo com o médico, o melhor tratamento para essas doenças oculares é por meio do controle clínico rigoroso, que inclui controle da glicemia, da pressão arterial e dos níveis lipídicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário