quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mãe do Safadão e prefeito de Aracoiaba têm mandatos cassados e ficam inelegíveis

Mãe do Safadão e Antônio Cláudio podem recorrer da decisão. (Foto: Divulgação)
A vice-prefeita de Aracoiaba, Maria Valmira Silva de Oliveira, a Dona Bill (PR), e o prefeito Antônio Cláudio (PSDB), ambos candidatos à reeleição, foram julgados inelegíveis por oito anos e perderam os respectivos mandatos após decisão da Justiça Eleitoral do Ceará. A mãe do cantor Wesley Safadão e o prefeito foram condenados por abuso do poder político e econômico no município. A decisão da juíza Cynthia Nóbrega Pereira foi publicada nesta quarta-feira (28) no Diário da Justiça Eletrônico.

Dona Bill e Antônio Cláudio foram denunciados por abuso do poder político e econômico configurado em doações de veículos com recursos próprios da vice-prefeita, divulgação no site da Prefeitura de Aracoiaba, em programa de rádio, e auto-promoção no site oficial do Município. Para a Justiça Eleitoral, a conduta dos candidatos resultou “na quebra da igualdade entre os candidatos, prejudicando, sobremodo, a lisura do pleito”. Os candidatos podem recorrer da decisão.
Em sua página no Facebook, Antônio Cláudio divulgou carta aberta, dizendo que a coligação “Governo do povo, pensando o futuro” está sendo vítima “de vários tipos de golpes baixos, rasteiras e mentiras, com a intenção de desestruturar as nossas ações de campanha”.
“Por último, eles entraram na justiça para impugnar nossas candidaturas pelo simples fato de termos conseguido doações de ambulâncias para nossos distritos, para atender os mais necessitados e carente de nossa terra”, diz a nota, sem citar a inelegibilidade e perda de mandato.

Irregularidades

De acordo com o despacho da Justiça Eleitoral, a vice-prefeita fez doação de ambulâncias e veículo para a Guarda Municipal, no primeiro semestre do ano, comprados com recursos próprios e publicizados pela Prefeitura. As testemunhas, que participaram das solenidades de entrega, afirmam que os atos de divulgação eram “precedidos de anúncios em carros de som e distribuição de de convites aos munícipes”. Nos atos, o prefeito discursava, agradecendo as doações de Dona Bill e ressaltando que eram oriundas de recursos privados da vice-prefeita.
Em janeiro, a candidata já havia antecipado que faria as doações, durante entrevista a uma rádio local, antecipando também o anúncio de sua pré-candidatura. A Justiça Eleitoral ainda detectou que os veículos não eram oriundos dos recursos da mãe do cantor de forró, mas doações de empresas a ela.

“Certo é que o expediente utilizado repercutiu na vontade do eleitor, especialmente em uma cidade pequena, como é Aracoiaba, de disputa eleitoral tradicionalmente acirrada e eleitorado humilde em sua grande maioria. Ressalta-se que as condutas descritas influenciaram o eleitorado, transmitindo aos cidadãos a sensação de condutas filantrópicas, relacionadas às doações de ambulâncias, (…) e deixando a ideia de que a melhoria da saúde pública veio em função da atuação daquele grupo político específico”, diz a decisão da juíza.

O Tribuna do Ceará tentou contato com a mãe do Safadão e com o prefeito, mas ambos não foram localizados.

Confira a nota na íntegra:

CARTA ABERTA AO POVO DE ARACOIABA.

Caros conterrâneos, nos últimos meses, nós, que fazemos a coligação Aracoiaba governo do Povo, pensando num futuro melhor, estamos sendo vítimas de vários tipos de golpes baixos, rasteiras e mentiras, com a intenção de desestruturar as nossas ações de campanha. Ações essas que visam o bem de todos os aracoiabenses.
Por último, eles entraram na justiça para impugnar nossas candidaturas pelo simples fato de termos conseguido doações de ambulâncias para nossos distritos, para atender os mais necessitados e carente de nossa terra.
Será possível que trabalhar pelo nosso povo, melhorar os atendimentos de saúde no nosso sertão merece ser condenado e apeado da vitória?
Assim, conclamamos a cada aracoiabense, a cada homem e mulher desta terra de chupa mangas, a divulgar a verdade e confirmar, no dia 02 de Outubro, o voto consciente no 45.
À LUTA, CHUPA MANGAS!
#NãoCalarãoNossaVoz
#45
#PorAmorÀAracoiaba

Por Jéssica Welma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário