quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Vacinação contra a poliomielite é adiada para setembro

Novas doses protegerão crianças dos poliovírus tipos 1 e 3. ( Foto: Rodrigo Carvalho )
A campanha 2016 de vacinação contra a poliomielite foi adiada para os dias 19 a 30 de setembro, e o dia D está marcado para o dia 24 de setembro. Antes, a campanha estava prevista para o período entre 15 e 31 de agosto.

A mudança no calendário se deu pelo recolhimento das antigas doses da vacina pelo Ministério da Saúde, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As doses antigas protegiam contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. No entanto, o tipo 2 foi erradicado em 2013 e uma nova vacina está sendo produzida, agora bivalente.

Além disso, a ação neste ano não se tratará especificamente de uma campanha, mas do reforço das doses da vacina oral para crianças entre 1 ano e 3 meses e 4 anos. Contudo, as crianças entre seis meses e 5 anos também devem ser levadas aos postos de saúde para verificação do calendário normal de vacinação.

Ainda não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Na maioria dos casos de infecção, a criança não vai a óbito, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. 

Meninas de 9 a 13 anos também podem se dirigir aos postos de saúde para receberem vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). Equipes da SMS farão visitas a escolas para imunizar esse público-alvo.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário