Camilo Santana disse ter buscado, com o presidente da Caixa Econômica, concluir as obras que já estão em andamento no Ceará ( Foto: Natinho Rodrigues ) |
Brasília (Sucursal). O governador do Ceará, Camilo Santana manteve extensa agenda ministerial ontem em Brasília, sendo segundo ele, um dos principais pontos a audiência com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, "para tratar da liberação rápida e urgente de recursos para a reforma do Aeroporto de Juazeiro". Segundo ele, o ministro se comprometeu a liberar imediatamente recursos para a finalização das obras da taxiway, que está interditada, o que prejudica muito a região e inclusive recursos para investimentos futuros e ampliações no Aeroporto de Juazeiro".
Hub da Latam
Ainda segundo Camilo, no encontro também foi tratada a questão da duplicação da rodovia que liga Caucaia ao Porto de Pecém, "e também sobre o lançamento do edital para o aeroporto tripartite". Camilo explicou que o lançamento deste edital é fundamental para que o Ceará possa concorrer em pé de igualdade com os outros estados pelo centro de conexões de voos da Latam (hub). "As outras demandas da Latam nós já fizemos, como foi a ampliação da base do aeroporto.
"Portanto, para nós o mais importante, o fundamental é sair logo esta licitação para que o Ceará se mantenha na disputa deste centro de conexões".
Em relação à Caixa Econômica Federal, o governador afirmou que o seu encontro com o presidente Gilberto Occhi teve como objetivo "tratar da contrapartida dos projetos do programa Minha Casa Minha Vida, para obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que a Caixa se comprometeu em ajudar e manter as obras do Minha Casa Minha Vida em andamento". "A ideia é concluir as obras que já estão em andamento no Ceará, que são muitas, mas nós não tratamos de novos projetos", afirmou.
Cinturão das Águas
O governador encerrou a noite em Brasília com uma audiência no Ministério da Integração Nacional, onde tratou da liberação de recursos para obras do Cinturão das Águas, da Medida Provisória que aloca recursos de combate à seca e ver o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco, "acelerando o primeiro trecho que vai garantir mais tranquilidade para a Região Metropolitana".
Refinaria
A pauta de reuniões do Executivo cearense também incluiu o Ministério do Planejamento sobre o acordo Brasil-China, que prevê um investimento chinês em uma refinaria no Ceará. De acordo com o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antônio Bahlmann, o governo interino está formatando uma proposta que será apresentada aos chineses, e a expectativa é de que isso seja finalizado até a realização do G-20, no dia 2 de setembro.
por Rose Ane Silveira - Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário