segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sindicato APEOC publica Nota de Esclarecimento sobre suspensão da Assembleia

A direção do Sindicato APEOC divulgou nota para esclarecer os fatos ocorridos na tarde desta segunda-feira (27) no Ginásio Poliesportivo da Parangaba durante a tentativa de realizar Assembleia Geral dos profissionais da Educação. Confira a íntegra do documento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção do Sindicato APEOC esclarece que a Assembleia Geral dos profissionais da Educação, marcada para a tarde desta segunda-feira (27), no Ginásio da Parangaba, em Fortaleza, foi suspensa minutos depois da abertura dos trabalhos para resguardar a integridade física dos presentes e garantir a legalidade jurídica e institucional do evento.
Após o início da Assembleia, um grupo de jovens (alguns mascarados) invadiu o ginásio e tumultuou o ato. Um portão foi quebrado e várias bombas foram estouradas. Além de desrespeitar uma determinação prévia da direção do Sindicato APEOC que restringia o acesso ao local apenas para profissionais da categoria (professores(as) e funcionários(as)), a invasão ameaçou um compromisso do Sindicato com a Prefeitura de Fortaleza, responsável pelo ginásio. No último dia 21 de junho, a Secretaria de Esporte e Lazer do município enviou ofício à direção do Sindicato condicionando a cessão dos espaços à preservação do patrimônio e ao controle no acesso ao equipamento público apenas para o público alvo do evento, ou seja, professores e funcionários da rede estadual de Educação. O condicionamento se deu após um acidente envolvendo o estudante Deivison Oliveira, da Escola Dom Helder Câmara, na área externa do Ginásio Paulo Sarasate, durante a realização da Assembleia Geral do dia 14 de junho. O jovem caiu de uma altura de cinco metros na área externa do ginásio, fraturando uma vértebra na região lombar.
Os atos de vandalismo registrados na tarde desta segunda-feira (27) foram um atentado à democracia sindical, que tem na Assembleia Geral da categoria a instância máxima de legitimidade para encaminhar suas lutas. Os profissionais da Educação foram impedidos de discutir e votar os destinos do movimento grevista, que já ultrapassa dois meses. O uso de bombas e a presença de carro de som na área externa do ginásio comprovam que as ações foram premeditadas, com o objetivo de impedir a realização do evento.
Em virtude desses fatos e para garantir a segurança da categoria, a direção do Sindicato APEOC resolveu suspender a Assembleia desta segunda-feira (27) no Ginásio da Parangaba. Um novo encontro será marcado em breve pela direção. O Sindicato APEOC lamenta o ocorrido e pede desculpas aos profissionais de Fortaleza e, principalmente do interior, pelos transtornos causados.

Direção do Sindicato APEOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário