O empresário cearense e presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco S.A., Francisco Ivens de Sá Dias Branco, faleceu, nessa sexta-feira (24), aos 81 anos, em São Paulo. Ele estava internado há cerca de uma semana no Hospital Israelita Albert Einstein, onde passou por uma cirurgia cardíaca, mas não resistiu ao procedimento.
"Neste momento de indescritível dor, estamos amparados no exemplo de força, união, dinamismo e de incessante trabalho que ele nos deixa como legado, certos de que ele estará sempre vivo em cada momento e conquistas que teremos daqui por diante", disse o comunicado oficial da família. "Esta fé inabalável que marcou sua vida, seu amor pela família, pelos amigos, e seu respeito e carinho com cada colaborador e seu compromisso com o Brasil nos inspirarão a seguir, unidos com honra e entusiasmo, sua trajetória de conquistas", acrescentou o comunicado.
Atuando no Grupo M. Dias Branco desde 1953, Ivens foi responsável por ampliar os negócios de seu pai - o português Manuel Dias Branco - investindo na fabricação de biscoitos em escala industrial. As décadas seguintes foram marcadas pela modernização e pelo crescimento das vendas e da produção da empresa, que teve início com uma panificadora em Fortaleza, denominada Padaria Imperial.
Reconhecimento
O empresário era o mais bem-sucedido do Ceará, sendo considerado pela revista Forbes o 17º mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 7 bilhões, na cotação dessa sexta-feira). Ele também era o 854º empresário mais rico do mundo, segundo o último ranking da publicação.
Ao longo de sua vida, Ivens Dias Branco recebeu diversas homenagens por sua visão empreendedora, tendo sido agraciado em 1984 com o Troféu Sereia de Ouro, promovido pelo Sistema Verdes Mares.
Tradição
Com mais de meio século de existência, a M. Dias Branco é líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas, atuando também nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, bolos, snacks, torradas e misturas para bolo. No mercado mundial, é a quarta maior na categoria de massas e a sétima maior na categoria de biscoitos.
Luto oficial
O governo estadual decretou luto oficial de três dias pela morte de Ivens Dias Branco. "Na convivência mais próxima que tivemos, nos últimos dois anos, tive a satisfação de conhecer, além do empreendedor, um ser humano admirável", disse o governador Camilo Santana em nota, destacando que o empresário, com sua visão de futuro e obstinação, foi "um dos mais notáveis empreendedores de nosso Estado e de nosso País".
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também emitiu nota de pesar. "A figura do homem e do empresário Ivens Dias Branco será sempre uma referência de importância fundamental, quer seja pelo comportamento ético e cordato que marca sua trajetória, quer seja pelo espírito arrojado e empreendedor que inspira a todos", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário