domingo, 29 de maio de 2016

Cobertura vacinal contra gripe chega a 83,9% no Ceará

A vacina é disponibilizada, até então, para o grupo tido como prioritário pelo Ministério da Saúde ( Foto: Natinho Rodrigues )
A cobertura vacinal contra a gripe no Ceará já alcançou 83,9% do público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, 1.486.351 pessoas no Estado já receberam a imunização desde o fim do mês de abril, quando se iniciou a campanha nos postos de saúde. A vacina é voltada para grupos prioritários, formados por crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas e população carcerária. 

O Estado atingiu a meta de 80% de cobertura na última terça-feira (24). No entanto, cerca de 300 mil pessoas ainda precisam se proteger. Mesmo com o encerramento da campanha nacional de vacinação, no dia 20 de maio, doses da imunização continuam disponíveis no Ceará para os grupos de prioridade. 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que a oferta da vacina para o público em geral dependerá da gestão de cada município. Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que, por enquanto, não há previsão para oferecer a vacina a grupos não-prioritários. 

Ainda conforme o Ministério, até o dia 14 de maio 19 casos de Influenza H1N1 foram registrados no Estado, com 7 mortes. O último boletim da Sesa, divulgado no dia 23 deste mês, mostra 24 casos e 9 óbitos. 


Cuidados

A pasta recomenda à população em geral a adoção de cuidados para se prevenir contra a gripe, como lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário