quarta-feira, 2 de março de 2016

PT estadual sinaliza apoio à reeleição de Roberto Cláudio

O presidente estadual do PT, Francisco De Assis Diniz, acenou com a possibilidade do partido fazer uma composição com o PDT, no intuito de reeleger o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

A sinalização de que o Partido dos Trabalhadores poderá vir a apoiar à reeleição de RC à Prefeitura de Fortaleza veio acompanhada de elogios a atual gestão. A legenda, entretanto, segue discutindo a tese de candidatura própria, conforme já divulgou a direção municipal da sigla.

Ao jornal O Estado, De Assis Diniz afirmou que “a administração de Fortaleza tem crescido muito, melhorado de um modo geral”, porque, segundo ele, “tem tido uma política de realizações nos setores da educação, saúde e mobilidade urbana”.

Gestos
Sem dar detalhes, o petista falou, ainda, que RC precisa fazer “gestos especiais” para atrair o PT para sua base de apoio porque, até agora, não há definição sobre os rumos do partido na capital cearense. Ele repetiu que “há alas querendo candidatura própria em Fortaleza”, mas reiterou que, no processo sucessório, o governador Camilo Santana será ouvido antes de qualquer definição.

Camilo
Isso porque, embora não se manifeste publicamente sobre o apoio ao atual prefeito, Camilo faz parte do mesmo grupo político do pedetista: ambos são apoiados pelos irmãos Ferreira Gomes. Além disso, Camilo tem intensificado agenda ao lado de RC desde o ano passado.

“A opinião do governador Camilo Santana é muito importante nessa decisão e, nós, não vamos fazer qualquer movimento sem ouvir o que pensa o governador Camilo Santana e os interesses dele na administração geral do Ceará, da qual Fortaleza faz parte, porque é o centro do Estado”, reforça De Assis, lembrando que a Executiva Municipal do PT lançou manifesto a favor de candidatura própria para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2016, o que, segundo ele, faz parte do processo democrático da legenda.

“Naturalidade”
Questionado sobre a possibilidade de o PT ser vice na chapa encabeçada por Roberto Cláudio, o petista Dedé Teixeira, secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, disse que “essa é uma discussão a ser feita com naturalidade e não como ofensa ao partido”. Por outro lado, observou que a tese de candidatura própria do PT é forte internamente, mas, segundo ele, está sendo discutida de forma democrática. Assim como De Assis, Teixeira também teceu elogios a gestão Roberto Cláudio.

“Eu sou do time da discussão, porque o nosso partido discute internamente as políticas e não toma nenhuma posição que não seja com maioria e é o que vai acontecer agora com a tese da candidatura própria”, minimizou ao opinar sobre os rumos que o partido deve seguir.

Seminário
Neste mês de março, o PT Fortaleza realizará um seminário para discutir junto à militância suas propostas para criação do Programa de Governo – a ser apresentado à população na disputa eleitoral deste ano. Isso porque, segundo o presidente municipal do PT, Elmano de Freitas, é consenso no diretório o desejo de candidatura própria em Fortaleza, já afirmado em manifesto apresentado, bem como anunciado pelo presidente nacional Rui Falcão, no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário