sexta-feira, 18 de março de 2016

Funceme prevê pouca chuva no Dia de São José

´
Segundo a crença popular, se chover no Dia de São José, há um forte indicativo de que haverá abundância de água e a colheita será farta durante todo o ano. É com esse pedido que os cearenses, principalmente das regiões interioranas do Estado, vão às igrejas para fazer suas promessas ao padroeiro do Ceará. Portanto, como tradição, no dia de amanhã, a espera é por chuva.

Segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o dia de amanhã será de poucas chuvas no Ceará. “A previsão é de predomínio de céu claro e possibilidade de chuva isolada”, falou o meteorologista David Ferran. Ele explica que a baixa quantidade de chuvas para o dia de São José se dá pela ausência da atuação das Zonas de Convergência Intertropical (ZCIT) no Estado.

Religiosidade
Para os católicos, São José é exemplo de prudência. “Ele salvou a vida de Nossa Senhora. Ela poderia ter sido apedrejada por ter aparecido grávida. Ele viu algo de especial naquela mulher e, por essa sensibilidade, atrai muitos fiéis”, disse pároco da Catedral de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino.
Sobre a crença das pessoas de que São José é intercessor no envio das chuvas ao sertão, o padre desmistificou o fato e explicou que as chuvas acontecem pela coincidência da data com a passagem do equinócio. “Como acontece chuva pela passagem do equinócio, as pessoas associaram aos milagres de São Jose, mas esse fato tem uma base mais científica. Porém, isso não quer dizer que as pessoas não possam se valer da crença. Deus é autor das leis da natureza e pode mudar tudo a qualquer momento. Com fé, pode sim pedir qualquer coisa a Deus, por intercessão de São José, que se realiza”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário