Após dias de intensas articulações partidárias para mudança de sigla, a Assembleia Legislativa do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza retomam os trabalhos nesta semana com uma reorganização de forças político-partidária. O Partido Democrático Trabalhista (PDT), com a filiação do grupo político dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes, se torna a maior sigla de ambas as casas . Os ajustes referentes a lideranças de bancadas e demais composições no parlamento devem ser feitos após 19 de março, com o fim da janela de migração.
O número de partidos com representação na AL-CE caiu de 23 para 20 siglas. O PDT, até agora, foi o que mais ganhou força na Casa, em contrapartida ao Pros, que perdeu todos os deputados. Também perderam representatividade as siglas PSL, PV e PTN.
Na última semana, o PDT realizou eventos de filiação em massa tanto em Fortaleza como em Sobral. Ambos os municípios têm forte representação no cenário político do Estado. Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio disputará reeleição pela legenda; Já em Sobral, o PDT comandará a candidatura do deputado estadual Ivo Gomes. As estratégias de alinhamento político na Capital resultaram em mudanças imediatas na Prefeitura, com reorganização de cargos para acomodar forças como o DEM e o PSC, esse último detentor de quatro vagas na Câmara, uma das maiores.
O vice-presidente da AL-CE, deputado Tin Gomes (PHS), afirma que as reorganizações de presidências nas comissões da Casa e lideranças partidárias devem ser definidas após o fim da janela. Ele ressalta, porém, que não devem ocorrer mudanças profundas, além da troca de partido, já que as mudanças ocorrem na mesma linha ideológica de oposição/situação.
CMFor
O PDT passa a ter, na Câmara Municipal, cinco representantes, além dos licenciados Carlos Dutra e Elpídio Nogueira. Reeleger todos seria um feito inédito de um partido. Nomes como Márcio Cruz e Adelmo Martins não confirmaram migração do Pros para o PDT como os demais correligionários.
Alguns parlamentares da AL-CE ainda não confirmaram nova filiação. É o caso dos deputados do PMDB Dra. Silvana e Walter Cavalcante. Ambos analisam propostas, mas dizem estar satisfeitos com a legenda atual.
Bancada
O PDT passa a ter a maior bancada da AL-CE com nove parlamentares em exercício, seguido pelo PMDB, com seis parlamentares, e o Partido da Mulher Brasileira (PMB), com cinco deputados.
Janela partidária
As mudanças foram motivadas tantos pela aprovação da janela partidária, que deu um prazo de 30 dias para que os detentores de mandato eletivo troquem de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária; como pela criação do PMB.
Prazo
A estrutura poderá ser modificada até o dia 19 de março, quando se encerra a Proposta de Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional.
Prefeitura
Na reorganização da Prefeitura de Fortaleza, o PSC ficou com a Regional IV sob comando do vereador Wellington Saboia. Já o DEM indicou Francisco Sales para a Regional I.
Jéssica Welma
jessicawelma@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário