terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Articulações alteram composição na Assembleia Legislativa

Osmar Baquit deve deixar Secretaria da Pesca e voltar para liderança no bloco na Assembleia Legislativa
Nos próximos dias, a composição da Assembleia Legislativa do Ceará deve ser alterada por articulações do bloco PSD/PMB. A informação é de que o grupo terá mais espaço tanto no governo municipal (em Fortaleza) como estadual. Com deputados estaduais atuando nos governos, o espaço está aberto para que os suplentes assumam as vagas.

Entre as principais mudanças, está o retorno do deputado Osmar Baquit (PSD), que deverá deixar a Secretaria da Pesca para retomar o mandato na Casa. Agora, o Governo do Estado articula para o seu lugar, a ida do deputado Odilon Aguiar (PMB).

Baquit e Odilon não confirmam a data para a mudança e nem dão detalhes da “troca”, mas admitem que as articulações estão em andamento entre o bloco PSD/PMB e o Governo Estado.


De volta
Em entrevista à imprensa, nos últimos dias, Osmar Baquit confirmou a disposição de voltar para Assembleia Legislativa e assumir o comando do bloco. Conforme o político, “não tem nenhum interesse” de assumir a vice-liderança do Governo, atual tarefa dos deputados Júlio César (PMB) e Leonardo Pinheiro (PSD), justificando a ser um papel “árduo” e “cansativo”. O secretário da Pesca destaca que já atuou por três vezes como líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Conversas
Já o deputado Odilon Aguiar, assegurou que, até o final desta semana, a questão pode estar resolvida. “Estou aguardando o Governador conversar comigo. Houve umas conversas internas no partido, mas até o final de semana, isso será conversado com o governador Camilo Santana, que estava viajando”, acrescentou Odilon em entrevista ao jornal O Estado.

Júlio César
Nos bastidores, ainda há a informação de que o prefeito Roberto Cláudio teria convidado o vice-líder do Governo, deputado Júlio César, para assumir a Regional V. No lugar de Júlio assumiria o suplente Nizo Costa (PMB). “Na verdade, existe uma grande discussão e articulação pelo bloco (PSD/PMB) em apoio à reeleição do prefeito Roberto Cláudio, e é claro que o prefeito abrirá a sua gestão para que possamos contribuir”, pontuou.

Espaços
Segundo o parlamentar, ainda está sendo articulada a sua ida para o Governo Municipal, assim como de outros políticos do PMB. “Não há nada definido ainda, até porque, o bloco almeja outros espaços na gestão”, frisou, acrescentando que o presidente estadual do PMD, deputado federal Domingos Neto, como a presidente estadual do PMB, Patrícia Aguiar, decidirão com os seus filiados, quem são os correligionários que vão para o Município ou para o Estado.

Troca-troca
Na dança das cadeiras o que já está é que, no próximo dia 1° de março, assumirá como suplente, no lugar do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB), o ex-prefeiro de Maranguape, George Valentim, que é ligado ao secretário de Ciências e Tecnologia Inácio Arruda. “Estamos assumindo mediante licença para interesse particular do deputado Carlos Felipe”, afirma Valentim.

Ele diz que buscará pautar os seus trabalhos na Assembleia Legislativa, com foco nas ações da Região Metropolitana, em especial, com as temáticas que mais aflige a população, como aponta segurança publica, saúde e educação e na qualidade de serviços públicos. George Valentin é ex-prefeito de Maracanaú, Maranguape e ex-diretor do Procon, no Ceará.

“Sem dúvida, a segurança e saúde pública são as principais demandas. É preciso encontrar ações para melhoria dos indicadores. E, a questão do financiamento, no tocante à saúde. Já no âmbito da educação, sem dúvidas, o Estado tem que alcançar os indicadores. Principal desafio é encontrar a qualidade”, afirma.

E ainda
Ainda entre as possíveis mudanças, especula-se que o deputado do PT, Manoel Santana, poderá reassumir como suplente, no lugar do vice-líder, Leonardo Pinheiro.

Com informações do OE

Nenhum comentário:

Postar um comentário