terça-feira, 19 de janeiro de 2016

José Airton comemora emancipação de Icapuí com obras literárias

Há 30 anos, José Airton Cirilo era eleito o primeiro prefeito de Icapuí
Acontece no próximo sábado, dia 23, a partir das 18h30, no Centro de Memória Chico Bagre, centro de Icapuí, uma festa para comemorar a passagem de trinta anos do primeiro mandato de José Airton Cirilo como prefeito eleito de Icapuí. Em 1986, o então ex­distrito de Aracati,
consolidava sua emancipação política, deixando a condição de dependente das oligarquias que comandavam a região, para assumir seu destino de forma autônoma e independente, elegendo seus próprios representantes executivos e legislativos.
Coube ao atual deputado federal e líder da bancada do Ceará no Congresso Nacional, José Airton Cirilo, a incumbência de liderar a população icapuiense rumo à sua própria soberania, num primeiro momento (José Airton ainda receberia um segundo mandato entre 1993 e 1996).
E para relembrar esse feito histórico, José Airton vai brindar seus conterrâneos com duas obras literárias: “AUTONOMIA MUNICIPAL: Icapuí uma Experiência Inspirada na Pólis” e os dois volumes do livro “Atuação Parlamentar”.
A primeira obra é o relançamento do livro editado em janeiro de 2002, no qual José Airton demonstra como foi possível fazer um trabalho de contraponto com a forma “tradicional” de se administrar no Brasil. “O livro é um relato científico, visto que foi baseado na minha produção para a dissertação de mestrado, de como construímos, por meio das primeiras administrações do município, um modelo que prima pela priorização de políticas públicas de desenvolvimento da saúde e da educação; pelo respeito às necessidades básicas da população e pela democracia direta”,
revela o autor, para quem, o livro é uma visão real de que uma sociedade pode se transformar pela autonomia, transformando desejos e vontades em uma “realidade melhor para o coletivo”, finaliza José Airton.
Em “Atuação Parlamentar”, José Airton presta contas de seus discursos, emendas, intervenções nas comissões e em plenário, ao longo de seus dois primeiros mandatos, demonstrando suas ações enquanto representante do Ceará no Congresso Nacional.
O lançamento faz parte do programa oficial da Semana Cultural de Icapuí, evento que comemora os 30 anos de emancipação política do município do Litoral Leste do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário