quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Solenidade em Quixadá encerra a série de promoções de policiais e bombeiros militares do Ceará

O município de Quixadá, a 167 km da Capital, teve o privilégio de encerrar, nesta quarta-feira (23/12), a série de promoções de 8.891 servidores da segurança pública do Estado. Durante o ato, foram promovidos 208 militares que já ingressarão com suas novas patentes. “A segurança pública tem diversos pilares e elementos que o sustentam para que tenha uma resposta ampla e reconhecimento. Busquei, através de muito diálogo, trazer todos para perto desta responsabilidade que é de Governo, mas também pública. Com a legislação, votada por unanimidade na Assembleia Legislativa, conseguimos trazer uma lei justa e proporcional para todos os militares. Com o Pacto Pelo Ceará Pacífico, envolvemos ainda mais os três poderes com o objetivo de desburocratizar as instituições com uma conversa mais direta. Nossos esforços são muitos e estou certo de que já estão sendo refletidos nos números, salientou emocionado, o governador Camilo Santana.

Recebendo a promoção de 195 policiais e 13 bombeiros militares, entre praças e oficiais destacados para novas patentes, o município fez parte da série histórica de 10 cerimônias feitas em nove cidades, duas delas em Fortaleza e as outras distribuídas em Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá, sendo realizadas entre os dias 16 e 23 de dezembro. As solenidades pelas principais cidades das macrorregiões foram também uma ação simbólica e inédita no Estado.

Camilo Santana aproveitou o momento para destacar as principais ações feitas pelo Governo do Estado na segurança pública, fazendo ainda um anúncio. “Quero aproveitar o encerramento das 10 cerimônias realizadas algo que já entrou para a história do Estado para anunciar que, já em janeiro de 2016, lançaremos o edital para o concurso de mais quatro mil novos policiais militares para o Estado”.

Contando com milhares de pessoas, entre parentes, amigos, admiradores e conterrâneos, a solenidade foi marcada pela emoção que tomou conta dos servidores e autoridades que estiveram presentes. “A promoção de nossas carreiras é sempre carregada de uma grande história de superação e muita emoção. Este é um momento ímpar. Com ela, temos a certeza de que estaremos ainda mais alerta às necessidades da sociedade. Por isso, tenho a certeza que todos corresponderão com as responsabilidades desta nova patente alcançada”, reforçou o coronel Carlos Gurgel, comandante Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Segundo o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, este é mais um reflexo das várias ações e decisões do Governo do Estado no intuito de diminuir ainda mais os índices de violência no Ceará. “Estamos valorizando e estimulando homens e mulheres que estavam capacitados, mas não motivados. São pessoas motivadas que proporcionam um trabalho cada vez mais eficaz. Com essa promoção, o Governo do Estado chancela um ação dentre várias outras que estão sendo discutidas e analisadas com todos os poderes, órgãos municipais e estaduais, organizações e sociedade civil desde o começo do ano, com a proposição do Pacto pelo Ceará Pacífico”, destacou o representante da pasta estadual.

Esperando por sua promoção há 12 anos, o terceiro-sargento Aurelísio Nobre, de 36 anos, descreve este momento como “um marco histórico” sem precedentes. “Não só para mim, mas para todos os profissionais da segurança pública, representa um marco histórico de evolução das corporações como instituição em prol da segurança pública do Estado. A verdade é que este é um reconhecimento nosso exercício da proteção de vidas alheias, fortalecendo ainda mais o nosso espírito de combate para enfrentar qualquer ação criminosa. Todo este momento eu também dedico aos meus familiares que me ajudaram e ainda ajudam, dando suporte para o meu ofício”, disse bastante emocionado o praça.

Já para o agora tenente-coronel Naum Maurício, de 41 anos, a espera por sua promoção se deu por oito anos. ?Antes, mesmo sem saber que nossas promoções estariam vindo, não deixei de acreditar e de lutar por este momento que já não é mais um sonho. Vejo-me reconhecido tanto pelo Governo do Estado quanto pelos meus comandantes, companheiros de trabalho, familiares e sociedade como todo. Isso reflete totalmente no meu trabalho com mais disposição e, principalmente, responsabilidade”.

Participando da última cerimônia, estiveram presentes o secretário Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social), Osmar Baquit (Agricultura, Pesca e Aquicultura), coronel Túlio Studart (Casa Militar); os comandantes coronel Geovanni Pinheiro (Polícia Militar), coronel Carlos Gurgel (Corpo de Bombeiros Militar) e delegado-geral Andrade Jr. (Polícia Civil); o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e os deputados estaduais Rachel Marques e Wagner Sousa; o deputado federal Adail Carneiro e Flávio Sabino; o prefeito de Quixadá, João Hudson, além de prefeitos, vereadores, secretários e moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário