domingo, 20 de dezembro de 2015

Governo do Estado lança plano de combate ao Aedes aegypti


O governador Camilo Santana vai lançar nesta segunda-feira (21) o Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. Esta última, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação congênita que deixa as crianças com o crânio pequeno, influenciando o seu desenvolvimento.

A solenidade começará às 9 horas e será realizada no Centro de Eventos do Ceará, avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz. Na ocasião, serão apresentadas informações técnicas, ações reforçadas de enfrentamento ao mosquito e a campanha para chamar a população ao combate. O Plano é fruto de uma ação integrada de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipais.

O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidente Dilma, no início de dezembro, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto.

Dicas de combate ao Aedes aegypti

– Recipientes que guardam água de beber e para outros usos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito;
– Fazer uma varredura no quintal, acabando com o lixo cheio de latas e tampas de garrafas que acumulam gotas de água;
– Depois da chuva, é recomendado eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pneus, pratinhos de vasos de planta;
– Colocar o lixo dentro de sacos, amarrar bem e levar às calçadas somente nos dias da coleta;
– Nunca jogar lixo nas ruas. O copo descartável que fica bolando nas ruas pode virar um criadouro de mosquitos;
– Mobilizar e conscientizar os vizinhos sobre a importância de conter o Aedes aegypti;
– A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário