No mundo dos empreendedores, até mesmo os momentos de dificuldades econômicas podem representar oportunidades reais de crescimento, como diz a máxima empresarial: “Enquanto uns choram, outros vendem lenço”, do professor de educação financeira Maurício Werner. O site norte-americano Entrepreneur, especializado em economia, traçou uma lista com ideias de negócios que resistem à crise e continuam a render lucros; destaque para os segmentos de cosméticos, cuidados com a saúde, comida saudável, doces, oficinas e brechós.
De acordo com a articuladora do Sebrae-Ceara, Alice Mesquita, a tendência de mercado dos Estados Unidos também reflete a realidade do mercado local, contudo escolher um segmento aquecido não é garantia de sucesso. O empreendedor precisa, além de aporte financeiro, investir tempo em pesquisas e aperfeiçoamento técnico para entender o ramo ao qual pretende fazer parte.
“De uma maneira geral, a gente pode considerar que qualquer negócio pode ser aberto em tempos de crise, mas os ramos que tem maior adesão são justamente esses voltados para a cosmética, alimentação e todo o mix de produtos e serviços que giram em torno dos pet-shops. Entretanto, o empreendedor precisa construir seu negócio com base na oportunidade; pesquisar, conhecer os clientes, os serviços que já são oferecidos e entender do produto”, explica a especialista.
A articuladora do Sebrae ressalta que a recessão deve ser encarada como momento de repensar os negócios: “É importante inovar, se destacar dos demais e isso o empreendedor só consegue se estiver aberto ao diálogo com os clientes e com os colaboradores. Não se pode trabalhar com suposições é preciso conversar para entender o que o público realmente quer e assim aprender a conter os desperdícios e esforços na direção certa”, alerta Mesquita.
Confira quatro dicas da especialista para abrir seu negócio:
– Escolha um negócio a partir da oportunidade: entender a viabilidade do empreendimento, dentro das suas condições, é essencial para o êxito;
– Conheça bem o ramo: os futuros empreendedores precisam vivenciar uma imersão no mercado e nas características do tipo de negócio que ele pretende desenvolver; pesquisar sobre os públicos e sobre os produtos com os quais vai trabalhar é imprescindível.
– Tenha mais paciência: só a capacitação faz com que o empreendedor consiga dar um salto maior; imediatismos podem ser devastadores para os negócios.
– Visite outras empresas: conversar com quem está no ramo há mais tempo e analisar como funciona a engrenagem é um choque de realidade necessário.
Sebrae oferece atendimento gratuito para quem quer empreender
O Sebrae- Ceará realiza um trabalho de orientação e assessoria gratuita para futuros empreendedores durante todo o ano. O atendimento é presencial e ajuda a quem quer abrir um empreendimento, mesmo que não saiba qual área seguir. O órgão disponibiliza um banco com 400 ideias de negócios e o candidato pode se inserir em um programa de orientação, que envolve elaboração de um plano de negócio, cursos de capacitação (gratuitos e subsidiados), análise de especialistas e até acompanhamento após abertura. Mais informações 0800 570 0800 ou no site do Sebrae.
Por: verdinha
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