quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Feriado em Russas lembra N. Sra. de Fátima

Nesta sexta-feira(27) é feriado religioso no município de Russas. A data é para lembrar o 27 de novembro de 1953, quando às 10 horas da manhã, a comunidade católica acolhia a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A ocasião foi considerada um grande acontecimento religioso para o município que até o prefeito da época, Dr. Raimundo Maciel Pereira, decretou o feriado que é comemorado até hoje.
O Santuário de Fátima, no município, é o ponto de concentração dos festejos que relembram quando a imagem vinda de Portugal passou pela cidade. No Vale do Jaguaribe, o município é o único que comemora a data.
Já se passaram 62 anos da passagem da imagem pelas cidades do Vale do Jaguaribe, que chegou a visitar na mesma época cidades como Limoeiro do Norte e Jaguaruana. A partir da ocasião e com o decreto municipal desta data, todos os anos o dia 27 de novembro é respeitado como feriado religioso.

Diante disso, não haverá aula para as escolas da rede pública e privada, bem como o funcionamento de serviços públicos do município, como secretarias e postos de saúde. Alguns órgãos das esferas estaduais e federais também deverão seguir o feriado, como Posto da Previdência, Correios, Secretaria da Fazenda, entre outros. Já o comércio, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas, deverá funcionar apenas no expediente da manhã.
Segundo a Igreja Católica, a origem à devoção a Nossa Senhora de Fátima é do ano de 1914, quando no dia 13 de Maio, a Virgem Maria apareceu pela primeira vez aos três pastores (Lúcia, Francisco e Jacinta) na cidade de Fátima, em Portugal.
Segundo relatos dos pastores registrados na época, a Virgem Maria se identificava como Nossa Senhora do Rosário, dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A primeira peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima foi em 13 de Maio de 1947, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, e desde então a imagem viaja o mundo inteiro levando mensagem de paz e amor.

Ellen Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário