Os Correios esperam superar o número de seis mil cartas cadastradas no Ceará |
Começa nesta quinta-feira, 12, a Campanha Papai Noel dos Correios 2015. Realizada em parceria com escolas públicas, abrigos, creches e entidades beneficentes, a ação incentiva pessoas a responder às cartinhas escritas pelas crianças para o Papai Noel. Em Fortaleza, o lançamento ocorre às 15 horas, na Agência Central.
As cartas são lidas, cadastradas e, só então, disponibilizadas para adoção. Os presentes são entregues pelos padrinhos nos mesmos locais onde eles retiraram a cartinha, e chega as mãos da garotada pelos Correios. O ideal é atender aos pedidos de crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano a ação vai contemplar crianças com até dez anos de idade de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Maranguape. O objetivo é superar o número de seis mil cartas cadastradas até o momento. Entidades como Lar Meninos de Jesus, Vidança, Sociedade de Assistência aos Cegos, além de 90 escolas serão beneficiadas.
Em 2014, a entidade recebeu 8.403 cartas. Além de brinquedos tradicionais como bolas, bonecas e carrinhos, dispositivos eletrônicos como tablets lideraram a lista de desejos. Foram entregues 7.133 presentes, o que corresponde a um percentual de 84,8%. A campanha Papai Noel dos Correios é realizada há 26 anos.
De acordo com o diretor regional dos Correios no Ceará, Haroldo Aragão, o engajamento das pessoas é um dos pilares para o sucesso da ação. "Os Correios organizam a campanha e cuidam de toda a logística - da disponibilização das cartas nas agências à entrega dos presentes – e contam com a parceria da população para tirar os sonhos das crianças do papel", afirma.
Participação popular
A psicóloga Luisa Freire, 27, já participa da campanha há cinco anos. Para ela, a importância da participaçação popular está em possibilitar "o momento em que a criança vai ter um sonho realizado por meio de outra pessoa". Luisa diz ainda que o valor é mais simbólico do que material e que as lembranças não precisam custar caro. "Não sabemos o contexto familiar dessas crianças, mas sabemos que elas se sentem mais valorizadas com os presentes".
Marília Diniz, 27, participou pela primeira vez em 2013, quando morava no município de Quixeramobim. "Uma das crianças que adotei pediu um caderno da (personagem infantil) Peppa Pig. A família dela não tinha condições de comprar nem um caderno para ela estudar", relata. A administradora afirma que a campanha tem um apelo lúdico que deve ser preservado. Para ela, é importante que as crianças acreditem em um "bem maior" em contraponto às circunstâncias sociais em que podem estar inseridas.
Saiba mais
Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 2,9 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendia aos critérios da campanha e quase 80% delas foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas.
Serviço
Onde adotar uma carta
Agência Central (rua Senador Alencar, 38 - Centro)
Agência Alencarina (av. Oliveira Paiva, 2800 - Cidade dos Funcionários)
Agência Aldeota (rua Maria Tomázia, 682 - Aldeota)
Agência Iguatemi (av. Washington Soares, 85 Loja 120F)
Agência Parangaba (av. João Pessoa,7189)
Agência Barão de Studart (av. Barão de Studart, 1864-A/B)
Agência Juazeiro do Norte (rua da Conceição, 354 - Centro)
Agência Maranguape (av. Coronel Manuel Paula, 157 - Centro)
Lançamento estadual da Campanha Papai Noel dos Correios 2015
Data: 12/11/2015
Local: Agência Central dos Correios (rua Senador Alencar, 38, esquina com rua Floriano Peixoto – Centro)
Horário: 15h
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário