Projeto integra ações do programa Ceará Pacífico, anunciado por Camilo Santana |
O governador Camilo Santana (PT) assinou nesta quarta-feira, 4, convênio garantindo inserção de presos e egressos do sistema penitenciário em empresas com contratos com o Estado. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), o projeto integra ações do programa Ceará Pacífico, que busca a redução de índices da violência.
Em sua primeira fase, o projeto atenderá 20 presos. O grupo foi capacitado pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) para trabalhos em asseio e conservação, garantindo mão de obra qualificada. Foram entregues ainda 50 carrinhos de lanche para ex-presos do Ceará, que poderão ser usados para venda de espetinhos, tapioca, batata frita, entre outros.
Todos eles também foram capacitados em manipulação correta de alimentos. Participam do evento a presidente do TJ, Iracema do Vale, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). A ação busca superar uma das maiores dificuldades do sistema prisional cearense, da reinserção de presos no mercado de trabalho e à sociedade.
Em 2014, o Ceará também colocou em prática outra medida visando melhorar a reinserção de presos. Desde o final da gestão Cid Gomes (PDT), entrou em vigor projeto que reduz a pena em até 48 dias por ano para presos que lerem livros.
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário