segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Secult promove nesta quinta, em Russas, "Diálogos Culturais - Vale do Jaguaribe"

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, atuantes na região do Vale do Jaguaribe, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará. Nesta quinta-feira, 29/10, às 15h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Russas, congregando a comunidade culturaldo Vale do Jaguaribe, formada pelos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Jaguaribe, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

A reunião será realizada no CVT Russas (Travessa Pedro Araújo, s/nº). Serão convidados os gestores culturais dos diversos municípios da região, bem como artistas, produtores, espectadores e articuladores das artes e da cultura em geral. O "Diálogos Culturais - Vale do Jaguaribe" se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

Durante os "Diálogos Culturais" será promovido um debate, aberto a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará. Os "Diálogos Culturais" já foram realizados presencialmente nos municípios de Sobral, Crato, Fortaleza, Quixadá e Guaramiranga, sempre com um caráter regional, congregando a comunidade cultural das cidades vizinhas. Também foram realizadas edições temáticas, em Fortaleza, como as voltadas para os editais da Secult, as políticas de cultura para o público LGBT, o debate sobre o mecenato e a relação entre produtores culturais e empresas apoiadoras de projetos.

Para viabilizar maior participação e ampla repercussão, os "Diálogos Culturais" contam com transmissão online, pelo site da Secult (www.secult.ce.gov.br) e nas páginas da Secretaria nas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

Segundo o secretário, a nova edição do "Diálogos Culturais" no Vale do Jaguaribe é mais uma demonstração de um dos compromissos da Secult para a atual gestão, de ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quinta-feira em Russas se somam a esse movimento”, detalha Guilherme Sampaio.



SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult - Vale do Jaguaribe

Quinta-feira, 29/10, às 15h, em Russas.

Local: CVT Russas (Travessa Pedro Araújo, s/nº). Entrada franca.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6763 ou 6795/www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário