terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ibope: Temer, Cunha e Renan têm índices de rejeição próximos de Dilma

Pesquisa realizada pelo Ibope mostra que a presidente Dilma Rousseff não está só quando o tema é impopularidade. Tanto o vice-presidente, como os presidentes do Senado, Renan Calheiros como o da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha amargam índices parecidos com a da presidente. Apenas 11% da parcela da população acha Michel Temer é ótimo ou bom como vice-presidente. Temer e Dilma estão tecnicamente empatados em desaprovação. As informações são do O Estado de S. Paulo.

Entre 12 e 16 de setembro, o Ibope perguntou: “Pelo que sabe ou ouve falar, como avalia a atuação do Michel Temer, vice-presidente da República? É ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”. Só 2% ficaram com a primeira opção; 9%, com a segunda; 29%, com a terceira; 14%, com a quarta; 26% com a última. Isto é: 11% de ótima/boa contra 40% de ruim/péssima e 29% de regular. Os outros 21% não responderam. Não têm ideia de quem seja Temer nem do que é capaz. É nesses que ele pode ter alguma esperança. Na maioria que tem ideia, o vice é como a presidente, quase uma unanimidade. A popularidade de Temer varia de 7% no Sul a 12% no Nordeste; de 10% entre os mais pobres a 11% entre os mais ricos. Popularidade é bumerangue: vai longe, mas volta na orelha.

E os presidentes da Câmara e do Senado, que ocupam o terceiro e o quarto lugares na linha sucessória de Dilma? Como são avaliados? Do mesmo jeito que a primeira e o segundo da linha: Cunha tem 11% de ótimo/bom e 35% de ruim/péssimo; Renan Calheiros, 8% de ótimo/bom e 40% de ruim/péssimo. São ilustres desconhecidos para 26% e 25% da população, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário