Uma pesquisa realizada pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará e atual secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Farias, mostra que, ao longo dos próximos seis anos, 40% dos cerca de 507 mil professores do ensino médio brasileiro atingirão as condições de idade ou tempo de contribuição para se aposentar.
Segundo Jesualdo, o governo deve se preocupar com a previsão. O quadro é agravado pela diminuição no número de formandos nos cursos de licenciatura em disciplinas de educação básica: segundo o Censo do MEC, houve uma queda de 16% entre 2010 e 2012. O levantamento está publicado na edição deste domingo (6) do jornal O Globo.
Jesualdo Farias explica que é razoável trabalhar com a expectativa de que 40%, de fato, deixem as salas de aula nos próximos seis anos, mas ele ressalta que o estudo é uma projeção baseada nos critérios de aposentadoria.
"Isso mostra que teremos que aumentar o esforço na formação de professores para que não haja falta de profissionais no futuro", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário