quinta-feira, 24 de setembro de 2015

César Moraes, o 'Guri' do futebol cearense, morre aos 83 anos

O futebol cearense está em luto. Esta quinta-feira (24) trouxe a notícia do falecimento de César Moraes, ex-jogador e técnico de sucesso no futebol local. O "Guri", como foi apelidado carinhosamente, morreu aos 83 anos, em decorrência das complicações da Doença de Alzheimer.
Segundo o seu filho, Mário Moraes (que também foi seu auxiliar técnico), o "Guri" vivia bem - o que atribui à vida de atleta -, apesar da doença, mas tinha, cada vez mais, a saúde comprometida pela doença degenerativa.
Natural de Fortaleza, César Moraes está sendo velado na manhã desta quinta (24), no bairro Maraponga, e será enterrado durante a tarde.
Mário acredita que o grande aprendizado que o pai deixou foi a humildade. "A grande virtude dele era a integridade e principalmente a humilde, no sentido de respeitar e ajudar o outro, os repórteres que solicitavam entrevistas. E era um grande amigo para todos", definiu o filho. "Já no futebol, eu aprendi tudo. Sistema tático, leitura de jogo e a atenção devida aos jogadores", complementou.
Conheça a trajetória de César Moraes no futebol

César Moraes começou a sua carreira como jogador aos 18 anos, acumulando passagens pelo tradicional América, a Portuguesa-SP e o futebol gaúcho. Na volta à sua terra, o Ceará, começou a chamar os companheiros de clube de "guri" (criança, menino, no Rio Grande do Sul), ganhando o apelido.
Mas foi como técnico que César se destacou e ficou conhecido por uma frase que entrou para a história do futebol cearense: "Se seu time está na UTI, chame o Guri", referindo-se à capacidade do ex-técnico em fazer grandes campanhas e conquistar títulos comandando equipes desacreditadas, de preferência utilizando a tática 4-3-3.
Moraes começou a fazer juz ao jargão em 1966, quando montou a equipe do América que venceu o primeiro turno do Campeonato Estadual na sua mão e viria a ser campeão daquele ano no comando de Gilvan Dias.
Em 1979, Guri quem teve a felicidade de levantar o troféu estadual, pelo Ferroviário. O feito foi repetido em 1994, o que motivou a torcida coral a eleger César Moraes como o treinador do Tubarão da Barra "dos sonhos", em 2013, ano que o time completou 80 anos de vida.
Moraes ainda conquistou estaduais com o Paysandu, no Pará, em 1982 e 1984, e com o Fortaleza em 1987 e 1992 - ano em que o título cearense foi dividido entre o Tricolor, o Ceará, o Icasa e o Tiradentes; e também passou pelo Ceará, em 1995.
A Diretoria Executiva do Fortaleza e o Conselho Deliberativo do clube lamentaram a morte de César Moraes em nota no site oficial: "Todos que fazem o Fortaleza Esporte Clube desejam condolências aos familiares e amigos". O mesmo foi feito pelo Ceará, também sem sua plataforma online: "Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club lamentam o falecimento de César Moraes e rogam para que seus parentes e amigos tenham conforto neste momento de dor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário