quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Audiência na AL discute racismo e violações às mulheres negras

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (09), no Complexo de Comissões, Audiência Pública sobre a realização da Marcha Mundial das Mulheres Negras. A Marcha das Mulheres Negras 2015, acontecerá em Brasília no dia 18 de novembro.

Objetivo
O objetivo da Marcha das Mulheres Negras é denunciar a ação sistemática do racismo e do sexismo com que são atingidas diariamente, mediante a convivência do poder público e da sociedade, com a manutenção de uma rede de privilégios e de vantagens que expropriam oportunidades de condição e plena participação da vida social.

Violações
São 49 milhões de mulheres negras, o que representa 25% da população brasileira. No entanto, mesmo representando uma parcela expressiva da população, as mulheres negras enfrentam diversas violações de direitos. A violência está entre os principais problemas enfrentados, assim como a falta de acesso à saúde de qualidade. Na educação, ainda que tenham o mesmo tempo de estudos, recebem os mais baixos salários.

Organização
A Marcha deverá acontecer com um processo de debates, dando visibilidade à estes e outros problemas enfrentados pelas mulheres negras e apresentará uma agenda de reivindicações. Cada Estado estará organizando diferentes atividades como construção da Marcha Nacional. O Ceará conta com o Comitê Organizador Local e tem organizado debates, formações e mobilizações como parte da programação nacional.

Com informações da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário