O deputado federal Adail Carneiro (PHS) apresentou um requerimento solicitando a realização de debate sobre a viabilidade da interligação entre o rio Preto (BA) e o rio Tocantins, com objetivo de assegurar a navegação desde o rio São Francisco até o rio Amazonas, conforme previsto no Projeto de Lei 6569/2013. O pedido foi aprovado nesta quarta-feira (9), na Comissão de Viação e Transporte (CVT).
O requerimento convida os ministros Antônio Carlos Rodrigues (Transportes) e Gilberto Occhi (Integração Nacional) e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) para debater acerca da interligação dos rios em reunião conjunta da CVT e da Comissão Externa da Transposição do Rio São Francisco.
“Nosso interesse é discutir a interligação e analisarmos a possibilidade de beneficiar o rio São Francisco, aumentando sua vazão. Acredito que o projeto pode viabilizar a tão sonhada transposição em outros trechos ao longo de seu leito”, explicou Adail Carneiro.
A proposta, de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), tem como prioridade restabelecer a navegação fluvial, bem como, a regularização hídrica do rio São Francisco para o fluxo de produção dos ribeirinhos e com as cidades de Goiás, totalizadas na margem direito ao rio Tocantins.
Outro ponto destacado no projeto é tratar sobre a possibilidade de reversão das águas do Tocantins para a bacia do rio São Francisco. Para Adail Carneiro, o assunto deve ser discutido, principalmente, pelo intenso tráfego hidroviário do Rio São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário