sábado, 29 de agosto de 2015

Dragão do Mar realiza 1ª edição do Fórum do Pensamento Crítico em Fortaleza

Eduardo Suplicy, secretário de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo estará participando da 1ª edição de O sonho não acabou,
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Fundação Perseu Abramo realizarão a primeira edição de O Sonho Não Acabou – Fórum do Pensamento Crítico (FCP) de Fortaleza, na próxima quinta-feira 3.

Sob o tema “É possível uma sociedade mais justa?”, o evento contará com a participação de Eduardo Suplicy, secretário de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, e Ivana Bentes, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Os convidados do debate inaugural do Fórum - previsto para ocorrer uma vez por mês, de setembro a dezembro de 2015, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar - discutirão com o público sobre os novos caminhos da esquerda no Brasil e no mundo. 

O Fórum, cujo acesso é livre e gratuito, reunirá, ao longo das edições, intelectuais do Brasil e de países latino-americanos para debater política, estética e as vertentes do pensamento crítico na contemporaneidade. 
Dentre os convidados, devem ainda figurar nomes atuais do pensamento de esquerda no Brasil, que discorrerão sobre a promoção da justiça social, bem como de experiências pessoais relacionadas. 

Integrantes do Teatro Mágico, grupo musical formado em 2003 em São Paulo e que apoia variadas iniciativas de economia solidária; e o diretor e dramaturgo José Celso Martinez, mais conhecido como Zé Celso, que também possui forte engajamento político no Brasil; são alguns dos nomes já confirmados para as próximas edições.

Sempre a partir do tema fixo: “É possível uma sociedade mais justa?”, o objetivo do FCP é apontar caminhos para uma melhor compreensão e intervenção no mundo social. 

“Vivemos hoje numa democracia mundialmente atrofiada, um declínio dos partidos e dos sindicatos. Acontece o que Pierre Rosanvallon (historiador francês) chama de a não representação das novas figuras do social. É preciso claramente analisar as mudanças de paradigma e as verdadeiras raízes do desencantamento contemporâneo”, analisa Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar.

Fórum do Pensamento Crítico

Realizado pela Fundação Perseu Abramo e parceiros, o Fórum do Pensamento Crítico (FCP) já teve uma primeira edição em Salvador (BA), com a presença de Marilena Chauí, Emir Sader, Marcio Pochmann, Emiliano José e Valdir Pires, entre outros expoentes da intelectualidade brasileira. 

Em Fortaleza, o evento a ser realizado em parceria com o Centro Dragão do Mar foi batizado com o título "O Sonho Não Acabou".

Os convidados
Ivana Bentes

É formada em Comunicação, com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013.

Tem atuação no campo de Comunicação, Cultura e novas mídias com ênfase nos seguintes temas: estética, comunicação, audiovisual, cinema, mídia, imaginário social, pensamento contemporâneo, cultura digital e ativismo.
Desenvolve as pesquisa: Estéticas da Comunicação, Novos Modelos Teóricos no Capitalismo Cognitivo e Periferias Globais: produção de imagens no capitalismo periférico. Foi coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ de 2009 a 2014.

É curadora na área de arte e mídia, cinema, audiovisual. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECO/UFRJ. Atualmente é Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Eduardo Suplicy

De 1976 a 1980, foi redator e analista de assuntos econômicos do jornal Folha de São Paulo.

Em 1978, se elege deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores. Em 1982, foi eleito deputado federal pelo PT com 83 mil votos.

Em 1992, com o deputado José Dirceu, propôs a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do PC Farias, que culminou com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Em 1998, na segunda candidatura ao Senado, Eduardo Suplicy conquistou a maior votação para o cargo no País. Em 2006, na candidatura ao terceiro mandato de senador foi reeleito. 

Em 2012, apresenta no Senado projeto que institui a prestação de contas em tempo real durante as eleições. Em 2014, recebeu 6,17 milhões de votos na eleição pelo cargo de Senador do Estado de São Paulo. Em 2015, assume a secretaria municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo.

Perseu Abramo

A Fundação Perseu Abramo (FPA) foi criada em 5 de maio 1996. Nomeada em homenagem ao jornalista Perseu Abramo, a instituição é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões.

Serviço
O Sonho Não Acabou – I Fórum de Pensamento Crítico
Dia: 3 de setembro (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acesso livre e gratuito
Sujeito à lotação do espaço

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário