quarta-feira, 29 de julho de 2015

Pedro Domingues assume a direção do Teatro Municipal S.José.

Pedro domingues e Magela Lima em entrevista coletiva na manhã de ontem, na Vila das Artes
Pedro domingues e Magela Lima em entrevista coletiva na manhã de ontem, na Vila das Artes
 QROZ NETTO/DIVULGAÇÃO
O Teatro Municipal São José tem um novo gestor: o ator e diretor cearense Pedro Domingues. Com experiência em gestão no Ministério da Cultura e bacharelado em Artes Cênicas, o novo diretor do equipamento foi apresentado ontem em entrevista coletiva na Vila das Artes, no Centro. O titular da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, anunciou também que o espaço deve ser reinaugurado em abril de 2016, quando completa 101 anos.
“O São José é mais um personagem dentro do esforço de Fortaleza de ter na arte uma área de conhecimento, de construção de oportunidades econômicas, sociais e cidadãs”, destacou Pedro Domingues, que retorna à Capital após sete anos vivendo em Brasília. O gestor reforçou o “desejo” de que o equipamento seja de todo o município. “É importante dialogar com todas as regionais”, completou.

O processo licitatório da obra do São José já foi concluído e a empresa ganhadora foi a Tecnocon, que, entre outros prédios públicos, realizou restauro da Igreja da Sé de Sobral. Em agosto, segundo Magela, a ordem de serviço deve ser assinada e a obra começará em seguida. O valor total da reforma é de mais de R$ 11 milhões e inclui também a praça Cristo Redentor, em volta do teatro.

“O São José vai ter também a função de escola e vai contar com uma programação para o público mais variado possível”, afirmou Magela Lima. “Vai ser o espaço também onde o artista vai trabalhar e ganhar dinheiro. Há uma demanda de espaços que gerem também recursos para a cena artística da Cidade”, completou.

Sobre a Escola Municipal de Teatro, que ocupará o prédio, Pedro Domingues reforçou a importância do diálogo entre linguagens artísticas. “Que cinema o São José pode ser? Que museu ele pode ser? O que vai ser durante o período do Salão de Abril, o Carnaval, o São João?”, questionou. O gestor apontou a vontade de reforçar o diálogo com o Maracatu, ressaltando que o equipamento já abrigou o Museu do Maracatu.


Logotipo

A primeira ação de Pedro como gestor é a realização de um chamamento público para a seleção do logotipo oficial do Teatro São José. O concurso será nacional e premiará o vencedor com R$ 10 mil. Além disso, serão selecionados outros cinco trabalhos gráficos para as marcas dos projetos e ações do equipamento.

Paulo Renato Abreu
paulorenatoabreu@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário