quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ministério da Saúde encaminha R$ 5,8 milhões para cirurgias eletivas no Ceará

O Ceará vai receber cinco milhões e oitocentos mil reais do Ministério da Saúde. O recurso será encaminhado para que a população tenha mais acesso às cirurgias eletivas no SUS. Entre os procedimentos que vão ser realizados com o recurso, estão às cirurgias de varizes e ortopédicas, como explica a diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério da Saúde, Elaine Giannotti.

“É um recurso especifico para que a gente possa rodar essa fila para cirurgias eletivas. Que cirurgias nós estamos falando, estamos falando de cirurgias de hérnia, de varizes, cataratas, algumas cirurgias ortopédicas que são necessárias mais que não entram em uma lógica de urgência, que a pessoa em geral pode esperar um, dois, três meses dependendo do quadro clinico para que seja feita essa cirurgia”, explica.

Giannotti, comenta ainda que os recursos direcionados para as cirurgias eletivas vão ser repassados agora a partir da necessidade do estado. “Agora nós vamos repassar na medida em que eles vão executando. Então, isso nos permite um maior controle, inclusive encontro de contas de quem executar mais, quem tiver mais condições de ofertar, a gente passar mais recursos”.

Em dois anos, o número de cirurgias eletivas no Brasil aumentou 12 por cento, chegando a quase dois milhões e 400 mil em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário