
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou hoje, por consenso, uma emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2016 de autoria da deputada federal Luizianne Lins (PT). A emenda prevê o aumento dos cuidados e dos recursos para entidades que trabalham com pessoas com deficiência no País. Pela proposta, que será apresentada pela Comissão à LDO 2016, a deputada defende o apoio orçamentário a 10 mil entidades que atendem pessoas com deficiência em todo o Brasil.
O Censo Demográfico 2010 pesquisou as deficiências visual, auditiva, mental e
motora e seus graus de severidade, o que permitiu conhecer a parcela da população que é incluída nas políticas públicas específicas. Segundo o IBGE, 23,9% dos brasileiros declaram ter algum tipo de deficiência, o que representa um contingente de mais de 45,6 milhões de brasileiros.
A deficiência visual foi a que mais apareceu entre as respostas dos entrevistados e chegou a 35,7 milhões de pessoas. Pelo estudo,18,8% dos entrevistados afirmaram ter dificuldade para enxergar, mesmo com óculos ou lentes de contato. A deficiência motora apareceu como a segunda mais relatada pela população: mais de 13,2 milhões de pessoas afirmaram ter algum grau do problema, o que equivale a 7% dos brasileiros.
(Agência Câmara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário