terça-feira, 28 de julho de 2015

Em 28 de julho de 1938 Lampião era morto

A força volante, seguindo o costume da época, decepou a cabeça de Lampião, Maria Bonita e outros integrantes de seu bando
No dia 28 de julho de 1938, o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, morre numa emboscada na fazenda de Angicos, sertão do Sergipe.
O bando de Lampião foi pego totalmente desprevenido na emboscada. 
Quando os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa.
O ataque durou cerca de vinte minutos e poucos conseguiram escapar ao cerco e à morte. Dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram ali mesmo. Lampião foi um dos primeiros a morrer.
Logo em seguida, Maria Bonita, sua mulher, foi gravemente ferida. Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar. Bastante eufóricos com a vitória, os policiais apreenderam os bens e mutilaram os mortos. Apreenderam todo o dinheiro, o ouro e as joias.
A força volante, seguindo o costume da época, decepou a cabeça de Lampião, Maria Bonita e outros integrantes de seu bando, como mostra a imagem.

Fonte: História Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário