quarta-feira, 17 de junho de 2015

Deputado José Airton disse que ‘Paes de Andrade foi um dos parlamentares mais atuantes na luta contra o regime militar’

Em nota, o coordenador da bancada do Ceará na Câmara Federal, deputado José Airton (PT), reproduz discurso no Plenário da Câmara pelo falecimento de Paes de Andrade. Confira:

“Eu venho a esta Tribuna prestar a minha homenagem a um dos maiores brasileiros cearenses, Antônio Paes de Andrade, que teve uma carreira política brilhante, extraordinária, tendo inclusive sido presidente desta Casa, presidente do Senado Federal, e, portanto, do Congresso Nacional.

Foi um dos parlamentares mais atuantes na luta contra o regime militar, em defesa da democracia, na luta pela anistia e um Parlamentar que sempre esteve na trincheira da luta em defesa das grandes causas do Brasil e do Ceará. Inclusive, ao assumir a Presidência da República interinamente, foi ele quem assinou a ordem de serviço para a construção do grande açude Castanhão, lá no nosso Estado.

E venho aqui porque tive o privilégio também de, na qualidade de candidato a Governador do Ceará, em 1998, apoiar Paes de Andrade na chapa para o Senado Federal. Essa foi uma das grandes campanhas que nós fizemos no nosso Estado. Infelizmente, Paes de Andrade não conseguiu êxito, mas deixou a sua história registrada neste País como um dos grandes e brilhantes Parlamentares que esta Casa tem orgulho de ter.

E eu posso dar um testemunho: foi um dos políticos — com respeito aos demais — mais sérios, mais corretos, mais íntegros que eu conheci. Eu sempre dizia que ele era um dos raros políticos que dão a palavra e a honram.

Portanto, eu venho a esta tribuna, em nome da bancada do Ceará, prestar também a nossa homenagem a esse grande brasileiro, a esse grande cearense, que, infelizmente, partiu hoje. Espero que Deus o tenha, porque ele merece.

Aqui deixo os meus votos de solidariedade extensivos a toda a sua família, a D. Zildinha, as suas filhas.

Fica aqui, Paes de Andrade, a homenagem do povo do Ceará, porque você merece. Que Deus o tenha, que Deus o abençoe. Um grande abraço!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário