terça-feira, 30 de junho de 2015

Alfabetização avança no Ceará; desafio é melhorar anos seguintes

Os resultados do Spaece 2014 foram apresentados pela vice-governadora, Izolda Cela, na manhã de ontem, no auditório do Tribunal de Contas do Município
Os resultados do Spaece 2014 foram apresentados pela vice-governadora, Izolda Cela, na manhã de ontem, no auditório do Tribunal de Contas do Município


Os níveis de alfabetização dos estudantes de escolas públicas cearenses cresceram 5,5% entre 2013 e 2014, enquanto os níveis de proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano aumentaram em 3% e 4%, respectivamente. Os dados são resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação (Spaece) 2014, divulgado ontem, no auditório do Tribunal de Contas do Município (TCM), pela vice-governadora Izolda Cela (Pros) e pelo titular da Secretaria da Educação, Maurício Holanda.
Considerando que os anos iniciais têm apresentado resultados consideráveis, já que 11 dos 184 municípios cearenses estão em situação “satisfatória” e que 173 alcançaram posições “desejáveis”, o desafio do Estado segue o curso das etapas escolares e deve chegar, agora, aos estudantes do 6º ao 9º ano.
Para Maurício Holanda, os resultados mostram que “a onda de melhoria que começou na alfabetização e que já está claramente delineada no 5º ano, nem tocou ainda no 9º ano”. A proposta de ampliar o alcance do programa, de acordo com o gestor, pode estar, inclusive, no projeto de redesenho do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) que será apresentado pelo governador Camilo Santana (PT) em agosto.

Segundo o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, o Governo Federal também prevê modificação semelhante no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). “Estamos realizando ajustes no pacto para fazer com que as próximas etapas consigam ir além do que já fizemos até aqui”, adiantou.


Fortaleza

Após dois anos consecutivos com o pior desempenho do Ceará na avaliação dos alunos no 2° ano, Fortaleza obteve melhoria nos resultados em 2014, apesar de ainda integrar o grupo de dez municípios que não alcançaram o nível “desejável” 

Na última pontuação, a proficiência média de 147,3 classifica o aprendizado dos estudantes como “suficiente”, o quarto entre cinco patamares do Spaece. Os índices anteriores foram de 136,3 (em 2013) e 131,4 (em 2012).

Para Jaime Cavalcante, secretário municipal da Educação, a esperança está na evolução dos últimos dois anos. “Nós conseguimos sair da última colocação e passamos para a 178ª. Para nós, isto é muito e aponta que vamos continuar crescendo”, analisa. Isolando a pontuação de cada escola, 74 delas conseguiram alcançar o nível “desejável”. Segundo Jaime, a meta havia sido alcançada por apenas 20 escolas em 2012. O desafio com alunos do 5° ano também permanece. As pontuações seguem no padrão “intermediário” para Português (201,9) e Matemática (208,1). Alcançam o padrão “adequado” municípios com pontuações acima de 250.

Escolha de gestores para escolas e distritos sem indicação política, investimento no material pedagógico e na carreira dos professores são ações apontadas pelo secretário municipal como motivadoras da mudança. Para o titular da Seduc, Maurício Holanda, os desafios são maiores em Fortaleza, com mais de 30% da população do Ceará e grandes periferias. Por isso, avalia que há problemas mais difíceis de mudar em relação ao Interior.

74 escolas da Capital alcançaram nível “desejável” para alfabetização

Saiba mais

Notebooks

Como O POVO publicou no último dia 26, alunos da rede pública aguardam receber notebooks prometidos pelo bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Permanente de Avaliação da Educação (Spaece) 2013-2014. 

Ontem, o secretário da Educação, Maurício Holanda, disse que pretende cumprir o compromisso antes da edição do Enem deste ano. “Peço aos alunos um pouco mais de paciência, porque é uma compra complexa”, disse.


Alfabetização

Apenas 11 municípios não atingiram nível desejável de proficiência média para alfabetização dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Em ordem decrescente de pontuação: Itapajé, Ibicuitinga, Aurora, Icó, Fortaleza, Crato, Paramoti, Morada Nova, Quixadá, Ibaretama e Juazeiro do Norte.

Situação do Ceará

Em 2013, o Ceará foi o terceiro estado com maior frequência escolar para alunos com seis anos de idade, com 99,5%, perdendo para Sergipe e Paraíba. Ficou no oitavo lugar em número de alunos com 12 anos de idade com anos iniciais do ensino fundamental I concluídos, com 81,9%. 

No mesmo ano, foi o 14° lugar no percentual de alunos de 16 anos com ensino fundamental I concluído, com 64,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013.


Prevenção social

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, “a boa escola se coloca como opção de prevenção social”. Para ela, o desafio de melhorar o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) deve encarar “adolescentes que têm um nível de vulnerabilidade maior frente aos contextos sociais mais severos”.

Luana Severo
luanasevero@opovo.com.br

Thaís Brito
cotidiano@opovo.com.br

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