sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ações de políticas sobre drogas são ampliadas na Capital e Interior

_MVS8824O Governo do Estado vai ampliar as ações em políticas sobre drogas no Interior, além oferecer diversos serviços de cidadania com um projeto-piloto, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (25), em solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (SPD), criada na gestão do governador Camilo Santana em março deste ano.

A instalação do equipamento vai garantir a ampliação do trabalho no âmbito de prevenção, orientação, acolhimento, tratamento, reinserção social e profissional de usuários químicos. “Temos estruturado nos últimos meses muitas ações a serem postas ainda este ano em nosso Governo. Queremos nos atrelar a diversos parceiros – inclusive de outras instâncias governamentais, da sociedade, redes de proteção, religião, universidades – na construção do fortalecimento da estrutura na atenção das questões sobre drogas. Investir em medidas fortes de prevenção e cuidados, além, claro, de ações das forças de segurança que também tem sua tarefa específica.”, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.


Durante a cerimônia, a secretária de Políticas Sobre Drogas, Mirian Sobreira, divulgou as diversas ações já realizadas desde que o órgão se intitulava como Coordenadoria, vinculada ao Gabinete do Governador, além de destacar as novas ações para ampliação dos trabalhos da Pasta. “Estamos em vias de pôr em prática um projeto-piloto, onde colocaremos um ponto de cidadania na Praia de Iracema. Vamos fazer um serviço indo em busca do usuário. Teremos uma equipe multidisciplinar preparada onde se fará, além da captação e encaminhamentos, um atendimento para serviços básicos de saúde e higiene. Além disso, queremos fortalecer as principais redes de tratamento, não só na Capital, mas também entre os principais municípios do Interior do Estado”, divulgou a secretária.

Nova sede em funcionamento

A nova sede – que funciona na Rua Oto de Alencar, 193, em frente a Praça do Liceu do Ceará, em Fortaleza – é uma construção do patrimônio arquitetônico da cidade, tem 92 anos e foi completamente restaurado para abrigar toda a estrutura da SPD, onde já abrigava o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), inaugurado na gestão do ex-governador Cid Gomes. A vice-governadora destacou como o novo equipamento trará mais atenção e discussão as políticas públicas sobre os dependentes químicos. “Além do espaço físico, a soma de uma equipe e presença robusta na estrutura e gestão pública do Estado. É um comprometimento renovado e ampliado de articulação com outras secretarias. Esse é o norte do nosso governador Camilo Santana: o da integração das secretarias direta ou indiretamente entre todas as áreas afins”, comentou a vice-governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário