quarta-feira, 27 de maio de 2015

Realizada em Aracati a I Conferência Municipal de Educação

O Governo Municipal de Aracati, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (26/05), no auditório do IFCE Campus Aracati, a I Conferência Municipal de Educação, com o objetivo de elaborar e aprovar o Plano Municipal de Educação 2015/2025.

O prefeito Ivan Silvério, não pode estar presente, pois se encontra na Macha dos Prefeitos à Brasília, lhe representando esteve presente no evento o secretário de educação Professor Francisco Mendes.

A Conferência contou também com a participação de Socorro Barreto, secretária Adjunta, com a coordenadora da Crede 10, Maria Jucineide da Costa Fernandes, do diretor da Faculdade do Vale do Jaguaribe, professor Eduardo Neto, o representante do Legislativo Municipal, vereador Tácito Forte e o presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Flávio Teobaldo.

Com a palavra, o secretário de educação Mendes ressaltou o empenho da Comissão para Elaboração coletiva do Plano Municipal de Educação para todo o Município de Aracati, e destacou que esse é um plano com metas e estratégias projetadas para os próximos 10 anos.

“É muito importante quando o Governo, juntamente com a sociedade, elaboram metas a longo prazo, é construir o futuro através do planejamento.” Afirmou Eduardo Neto Diretor da Faculdade do Vale do Jaguaribe.

Maria Jucineide, Coordenadora da Crede 10, destacou o avanço do município nas avaliações do estado do Ceará, e lembrou que o plano é mais uma ferramenta, para que essa educação avance cada vez mais. “A educação contribui para o desenvolvimento do Município, e isso é muito importante para todas as pessoas que moram e que tem Aracati como município pólo da região do Vale do Jaguaribe”, finalizou Jucineide.

A Conferência Municipal de Educação tem como objetivo, conhecer e discutir metas e estratégias elaboradas em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei Nº 13.005, de 25 de Junho de 2014. Em Setembro de 2014 a maio do ano corrente, foram realizadas várias reuniões, encontros, estudos e Pré-conferências com diversos segmentos ligados a educação do Município, com a instituição da Comissão Técnica e Comissão Representativa da Sociedade, responsáveis pela elaboração e adequação do Plano Municipal de Aracati.
Os estudos e debates ocorreram nas Pré-Conferências, entre os dias 17 de abril e 14 de maio de 2015 por segmentos e temáticas, garantindo assim a elaboração do Plano Municipal de Educação, com ampla participação da comunidade educacional e da sociedade civil.

No Evento foram escolhidas três plenárias por eixos temáticos. Eixo I – Metas e estratégias referentes à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial; Eixo II – Metas e estratégias referentes ao Ensino Médio, Educação Profissional, EJA e Ensino Superior e o Eixo III – Metas e estratégias referentes à Formação e Valorização dos Profissionais do Magistério, Gestão Democrática e Financiamento da Educação. Já a tarde haverá a plenária final para sociabilização dos trabalhos de grupo; em seguida acontecerá a aprovação do Plano Municipal de Educação, quando se dará também o encerramento do evento.

Diretores, gestores, professores, alunos, pais, delegados das Pré-conferências, funcionários e técnicos da Secretaria de Educação, bem como representantes de todos os setores do município, participam das discussões e aprovação do Plano Municipal de Educação, que terá validade para o próximo decênio. 
aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário