segunda-feira, 4 de maio de 2015

Cerimônias são adaptadas para crianças

Todos os domingos, às 10h, o padre Eugênio Pacelli celebra a
Todos os domingos, às 10h, o padre Eugênio Pacelli celebra a "Missa com Criança", na quadra esportiva do Colégio Santo Inácio
FOTO: BRUNO GOMES
Para passar aos pequenos mensagens de fé, amor a Deus, solidariedade e cultura de paz, é preciso investir em uma liturgia marcada pelo dinamismo, expresso em atividades lúdicas que misturam dramatizações de histórias e fantoches. A proposta, que tem como um dos principais objetivos a formação de novos fiéis, está sendo aplicada, há mais de um ano, pelo padre Eugênio Pacelli, na "Missa com Criança", celebrada todos os domingos, às 10h, na quadra esportiva do Colégio Santo Inácio.

No entanto, a movimentação começa cedo, por volta das 9h, quando os meninos e meninas começam a chegar. Em carrinhos, nos braços dos pais, tias ou avós, aos poucos vão se acomodando nos 800 lugares oferecidos, promovendo um encontro de gerações.

Quando o relógio marca 10h, o religioso, acompanhado pelas crianças que irão auxiliar na liturgia, todas vestidas de branco, entra solenemente. Ao som de cânticos e palmas, dá um "bom dia" cheio de animação, dando início à missa, que tem a tarefa de traduzir o evangelho para a linguagem dos pequenos.

Fantoches

O sermão começa com a expressão das histórias infantis "era uma vez...". É quando entram em cena os personagens "Inacinho" e "Lourdinha", dois fantoches vestidos com roupas coloridas, que ajudam a explicar a mensagem bíblica.

A ideia de celebrar uma missa diferente, que mistura música e atividades lúdicas, surgiu da necessidade de evangelizar as crianças e despertar a fé nos seus corações desde cedo, explica padre Eugênio.

Desde o ano passado, Marina Amora Diógenes, 10 anos, participa da celebração, que considera "dinâmica", destacando a facilidade que tem para entender o sermão. "Na missa dos adultos, não entendia nada. Aqui é melhor", conta.

Já na Igreja Batista Central de Fortaleza, enquanto os pais estão no culto, os filhos têm uma área reservada para a prática religiosa. O ministério infantil dá suporte aos adultos, para que eles aproveitem melhor o culto e trabalha valores, como o respeito ao próximo, com as crianças.

Segundo a assessoria da Igreja, a tenda chega a reunir 3 mil pessoas nos domingos. São galpões diferentes para oito faixas etárias, desde bebês de poucos meses a meninos e meninas de 11 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário