segunda-feira, 6 de abril de 2015

Riscos sobre o fumo devem ser exibidos em maços de cigarro

“Este produto causa câncer. Para de fumar. Disque saúde 136” deve estar em destaque nas embalagens
“Este produto causa câncer. Para de fumar. Disque saúde 136” deve estar em destaque nas embalagens
FOTO: USP IMAGENS/ FOTOS PÚBLICAS
Além da imagem de alerta na parte de trás da embalagem, os maços de cigarro deverão conter mais um aviso na parte frontal. É  o que determina nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora,  cerca de 30% da parte da frente será ocupada com um alerta. A mensagem de advertência sanitária deverá ser impressa da seguinte forma: “Este produto causa câncer. Para de fumar. Disque saúde 136”, escrito de forma legível e destacada, com letras brancas, em fundo de cor preta. A norma deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Ainda de acordo com a determinação,  fica proibido o uso de qualquer tipo de envoltório que impeça ou dificulte, de forma total ou parcial, a visualização da advertência sanitária, inclusive pela abertura da embalagem.

Segndo o jornal O Globo, o alerta já estava previsto no decreto 8.262/14, que regulamentou a lei federal do antifumo, de 1996. Segundo o texto, "as embalagens de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, conterão: advertência escrita do malefício do fumo...", mas sem especificar como ele seria disposto no produto. As empresas terão até o dia 1º de janeiro de 2016 para se adequarem à norma, que, segundo a Anvisa, passou por consulta pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário