Marquinhos foi diagnosticado com leucemia em julho de 2014
FOTO: REPRODUÇÃO
|
"Segundo a tradição judaico-cristã, conforme relatos bíblicos, anjos são criaturas espirituais que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Comumente, por sua inocência e virtude, eles são pintados como criança". Com essas palavras, o empresário Totonho Laprovítera anunciou, às 11h48, em seu blog, que Marcos Dias Viveiros, de 10 anos,faleceu na manhã desta segunda (6), em São Paulo.
O garoto que deu nome à campanha Força Marquinhos foi diagnosticado com leucemia em julho de 2014 e conseguiu fazer o transplante de medula óssea em novembro do ano passado após mobilização para conseguir um doador. Sua morte se deu após complicações em seu quadro clínico.
Laprovítera, que era tio-avô de Marquinhos, diz que o menino, agora, "passa a fazer parte da primeira tríade composta pelos anjos mais próximos de Deus". Para o empresário, o garoto "apresentava-se muito além do seu breve tempo de existência material".
Totonho Laprovítera conta ainda, no blog, que Marquinhos era uma criança adorável, que ensinou as pessoas e continuará ensinando "sobre as coisas simples da vida, aquelas que nos harmonizam à mais legítima felicidade". O empresário afirma que, da última vez em que esteve com o sobrinho-neto, Marquinhos gargalhou ao ouvir as histórias de criança do tio. "É, acho que, a depender da vontade dele, ele vai se tornar um bondoso anjo da guarda das crianças mais necessitadas", finaliza.
De acordo com o tio-avô, o corpo do menino ainda não tem data para chegar a Fortaleza.
Solidariedade
A família de Marcos recebeu apoio de amigos, anônimos e até mesmo de famosos que se sensibilizaram com a causa. A comunidade Força Marquinhos no Facebook conta com 6.811 seguidores.
A campanha #forçamarquinhos faz parte de uma série de casos como o "Acorda, Laurinha", que geram atos solidários com o intuito de ajudar um grande número de pessoas.
Hemoce
A doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas de pacientes com doenças hematológicas, leucemias, linfomas, entre outras. No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) é responsável pela realização do cadastro de doadores.
Pessoas de 18 a 55 anos, saudáveis, não diagnosticadas com câncer podem se cadastrar para realizar a doação. Com um documento de identificação e comprovante de endereço, o voluntário assina o termo de consentimento e faz coleta de uma pequena amostra de sangue.
Doe de Coração
Doar é um gesto de amor e solidaridade que pode salvar vidas. A campanha Doe de Coração, que está em sua 13ª edição, sensibiliza diversos segmentos da população para a doação voluntária de órgãos no Estado do Ceará.
A mobilização é realizada em hospitais, escolas, clínicas, no Sistema Verdes Mares, na Unifor e em entidades, além de configurar em investimento da Fundação Edson Queiroz para disseminar essa mensagem de esperança de vida, atingindo milhares de pessoas.
Para doar no Ceará:
Hemocentro Fortaleza
Avenida José Bastos, 3390. 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
8h às 16h, aos sábados
8h às 13h, aos domingos
Tel: (85) 3101.2296
Hemocentro Crato
Rua Coronel Antônio Luís, 1.111.
7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira
7h às 11h30, nos sábados
Tel: (88) 3102.1260
Hemocentro Iguatu
Rua Edilson de Melo Távora, s/n.
7h às 17h, de segunda à sexta-feira
Tel: (88) 3581.9409
Hemocentro Quixadá
Francisco Almeida Pinheiro, 2340.
7h às 16h30, de segunda à sexta-feira
7h às 12h e 13h às 16h30min, aos sábados
Tel: (88) 3445.1006
Nenhum comentário:
Postar um comentário