sexta-feira, 24 de abril de 2015

Arquitetos cearenses unem forças em projeto beneficente

Os arquitetos Brenda Rolim, Valter Costa Lima e Amanda Câmara juntaram forças, o que tornou possível adotar o projeto do maior ambiente da creche: a biblioteca
Os arquitetos Brenda Rolim, Valter Costa Lima e Amanda Câmara juntaram forças, o que tornou possível adotar o projeto do maior ambiente da creche: a biblioteca
FOTO: FABIANE DE PAULA
Foi a primeira vez que o trio participou de uma iniciativa solidária. O resultado, tão gratificante para os arquitetos, pode servir de inspiração para muita gente. O convite partiu da construtora Magis em parceria com a Fundação Terra para participar do projeto "Arquitetando Sonhos". A missão era adotar um ambiente da creche Pleno Viver.

"Além de projetar, tínhamos que nos responsabilizar por toda a execução, materiais e mão de obra", explicam Amanda Câmara e Valter Costa Lima, sócios da Tetu Arquitetura, que contaram com a parceria de Brenda Rolim na iniciativa. "Ela é uma amiga querida e a encontramos na apresentação do 'Arquitetando Sonhos'. Decidimos então juntar forças, o que tornou possível a escolha do maior ambiente da creche".


A biblioteca encantou o trio de imediato por um motivo especial: "Pensamos nas diversas possibilidades e em quantos sonhos poderíamos inspirar com aquele ambiente".

Como o espaço escolhido ainda estava em construção, eles também puderam interferir na arquitetura, o que possibilitou o melhor aproveitamento do ambiente. "Tivemos a ideia de projetar um ambiente amplo e lúdico, pensado para as crianças, onde elas pudessem se sentir à vontade e motivadas ao hábito da leitura. Nosso desafio foi encaixar múltiplas funções em um só espaço, pois o ambiente servirá não só para as crianças, mas também para adultos membros da comunidade do Alto Alegre, em Maracanaú", explicam os arquitetos, fazendo referência ao município onde a creche está localizada.

Cada objeto da biblioteca da creche tem um significado especial para os três, já que tudo foi fruto de doação e envolveu diferentes pessoas e mobilizações.

"Pessoas e empresas se mobilizaram para ajudar a construir este sonho. Dentre as doações, recebemos materiais, mobiliário e até mesmo dinheiro", dizem.

Durante o andamento do projeto, eles relembram um momento marcante. "Precisávamos de um tapete bem grande, simulando um gramado embaixo da árvore, e mais de 20 almofadões para o ambiente de leitura dos pequenos. Ao invés de procurar nas lojas cores compatíveis, tivemos a ideia de contratar as artesãs da própria comunidade que participam do projeto 'Mãos femininas que cuidam fazendo arte' para a execução dessas peças. O resultado ficou incrível e o bacana é que elas vão frequentar a creche com seus filhos e reconhecer ali um pouquinho do seu trabalho e da sua contribuição".

Dever cumprido

Ao ver o resultado final de tanto esforço a sensação é de missão cumprida. "Fez valer todas as visitas, reuniões e esforços durante esses meses". Como a Pleno Viver ainda está em processo de pré-cadastramento, os arquitetos se planejam para visitar as crianças que estarão usufruindo do espaço em maio, quando as aulas devem começar. Quem também tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato com a creche e solicitar uma lista na qual constam os livros que ainda não foram adquiridos para a biblioteca.

A grande lição que os arquitetos aprenderam é que o trabalho em mutirão torna viável a transformação de um espaço. "Foi incrível perceber a força de uma fundação sólida como a 'Terra', criada pelo Padre Airton, e ter tido a oportunidade de fazer parte de toda essa experiência".

Os três profissionais, inclusive, esperam participar de outros projetos beneficentes. "A arquitetura é uma ferramenta muito fértil para esse tipo de iniciativa. Unindo nosso conhecimento, poder de criação e contatos de profissionais da área, podemos desenvolver projetos sustentáveis, que contam com o reaproveitamento de materiais e podem beneficiar a população de diversas maneiras. Existe essa vertente filantrópica no ramo da arquitetura e acreditamos que no Ceará temos potencial para desenvolver muito mais".

Atuação

O foco do escritório Brenda Rolim é fazer projetos nas áreas comercial e residencial, já a Tetu Arquitetura, coordenada por Amanda e Valter, trabalha com a transformação de espaços nos âmbitos da arquitetura e do urbanismo. A dupla, inclusive, é a responsável pelo projeto do apartamento da blogger pernambucana Camila Coutinho, referência no mundo da moda. O encontro entre eles aconteceu quando a blogueira fotografou um editorial em um imóvel projetado pelos arquitetos.

"Ela gostou tanto do conceito que decidiu contratar nosso escritório para reformar o apartamento dela em Recife. O projeto foi elaborado e tivemos rápida aprovação. A Camila amou. Atualmente está sendo executado e estamos bastante envolvidos no processo criativo e dividindo cada decisão com ela. Tem sido um trabalho muito prazeroso e temos nos identificado muito com a Camila, que, além de muito competente e de muito bom gosto, é uma pessoa adorável".

Mais informações

Creche Pleno Viver

Rua Seis, 2055, bairro Alto Alegre II, Maracanaú. (85) 3296.3600

Fundação Terra

Conheça mais sobre o projeto em fundacaoterra.Org.Br

Tetu Arquitetura

Rua Marcos Macedo, 655, Sala 106, Aldeota. (85) 3023.9300

tetuarquitetura.com

Brenda Rolim

Rua Leonardo Mota, 2589, Aldeota. Brendarolim.Com

Jacqueline Nóbrega
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário