A população do Vale do Jaguaribe já pode se preparar, pois o Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe acontecerá novamente, de 18 a 21 de março, desta vez com grande novidade: a programação assumirá caráter internacional, com a exibição de nove filmes estrangeiros. O evento será realizado na cidade de Russas, a 160km de Fortaleza, com exibições de 24 filmes, sendo 22 curtas e 2 longas-metragens, debates, oficinas e shows. Depois de uma encantadora estreia em 2013, com grande aceitação por parte do público, o CineFestival dá esse importante passo na missão de levar o melhor da sétima arte para o interior do Ceará.
A curadoria primorosa de filmes conta ainda com recentes produções de destaque na cena audiovisual brasileira, com um total de nove curtas nacionais, entre os quais filmes premiados em importantes festivais, como o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e o Festival de Gramado. “Serão exibidos curtas-metragens de seis estados brasileiros (Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul) e de nove países estrangeiros (Suíça, Espanha, França, Canadá, Camboja, Estados Unidos, Argentina, Croácia e Portugal). O objetivo do Cine FestiVal, dois anos após sua primeira edição, continua inalterado: formar plateia consumidora de cinema na região do Vale do Jaguaribe, exibindo e debatendo alguns dos curtas mais expressivos do Brasil e do mundo na safra atual (com atenção especial ao cinema local)”, explica Pedro Azevedo, curador do Festival.
As novidades não param por aí. O CineFestiVal deste ano homenageará o cineasta Hilton Lacerda, diretor do longa “Tatuagem”, de 2013. Hilton estará em Russas, fará parte do júri da mostra competitiva e ministrará oficina de roteiro, uma oportunidade ímpar para quem deseja receber um pouco da bagagem técnica e criativa de um dos maiores roteirista do Brasil.
O juri será composto por Ariadne Mazzeti e presidido por Camilo Cavalcante, diretor do longa-metragem “A História da Eternidade”, cuja exibição Hors Councurs encerrará o evento, num dos momentos mais aguardados da programação. Isso porque o longa tem em seu elenco a atriz Débora Ingrid, natural de Russas, que teve sua estreia no cinema no curta-metragem “Doce de Côco”, de Allan Deberton, gravado na cidade. Camilo Cavalcante tem 20 anos de carreira no cinema e já recebeu mais de 120 prêmios pelas suas realizações.
As produções concorrem ao Troféu Araibu em 12 categorias: melhor curta nacional, melhor curta estrangeiro, melhor produção cearense, melhor diretor, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor trilha sonora, melhor montagem e melhor som.
Os finalistas da categoria “Melhor curta” concorrem ainda aos seguintes prêmios: 8 mil reais em locação de equipamentos, patrocinado pela CIA RIO; 8 mil reais em serviços de finalização, patrocinado pela MISTIKA; Mixagem de curta-metragem de até 15min, patrocinado pelo CTAv.
As exibições acontecem todas as noites, no Cine Jaguar, com reprise no dia seguinte, às 14h30. Pela manhã, nos dias 19 e 20, acontecem duas oficinas. A primeira será sobre “Som para animação”, com Alexandre Jardim, do Rio de Janeiro, ministrada para jovens participantes do Ponto de Cultura Som das Carnaubeiras, no distrito de Flores. A segunda terá o tema “Diálogos sobre Roteiro – Tatuagem”, com o cineasta Hilton Lacerda, mediante inscrições prévias no site www.cinefestival.com.br.
O CineFestival é uma realização da Deberton Entretenimento, uma promoção da Adeziva e da Yello, tem o apoio gastronômico da Panificadora Nossa Senhora de Fátima, o patrocínio da Nacional Gas e da Leleo Móveis, o incentivo da Cia Rio, da Mistika e da CTAV – Minc; e o apoio cultural da Casa dos Amigos de Russas (CARUS), da CDL Russas, da Prefeitura Municipal de Russas e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará.
Por Sarah Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário