Os agentes de saúde de Limoeiro, num momento de bastante concentração durante encontro de treinamento teórico para lidar com dependentes químicos e seus familiares
FOTO: ELLEN FREITAS
|
Limoeiro do Norte. Cento e sessenta agentes de saúde deste município são capacitados para identificar, acolher e acompanhar usuários de drogas bem como suas famílias. O Projeto Caminhos do Cuidado foi iniciado em 2013 em todo o País e a meta para este ano no Ceará é capacitar agentes dos 184 municípios.
Além dos agentes de saúde, o curso também é voltado para auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica. De acordo com o instrutor Sério Diógenes, que realizou a capacitação em Limoeiro do Norte, o foco esta em levar a formação para os que atuam dentro das comunidades.
"São os agentes de saúde que podem identificar, colher, saber como chegar, fazer o vínculo, principalmente com a família, que também fica vulnerável. Então esses profissionais precisam ter conhecimento para lidar com essa problemática, sendo esse o primeiro passo para o tratamento e reabilitação de dependentes químicos", afirmou.
Ainda Conforme Diógenes, todas as informações levantadas sobre as áreas de atuação deste agentes são repassadas para os postos de saúde, onde os demais profissionais atuarão em parceria na comunidade. O curso de 60 horas mescla aulas teóricas e práticas, finalizando com atividades dentro das comunidades. "As primeiras 40 horas são em sala de aula, com palestras, vídeos, onde os profissionais vão compreender mais sobre essa problemática de dependência química, como abordar, bem como todos os procedimentos com o intuito de acolher essas pessoas. Depois disso, todo esse conhecimento que eles recebem são estendidos para as equipes dos PSF's e a comunidade", detalhou Diógenes.
Em Limoeiro do Norte, foram formados 160 profissionais, que receberão certificação do curso. Ainda de acordo com Sérgio Diógenes, atualmente, uma equipe de cerca de 200 instrutores realizam a capacitação em todo o Estado. "Nossa meta é 100% dos municípios e hoje já podemos dizer que atingimos 95% da nossa meta", ressaltou.
O projeto Caminhos do Cuidado encontra-se em fase de descentralização, com a meta de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para 290.197 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem. O projeto surgiu do convite do Ministério da Saúde a duas instituições de educação em saúde: a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul.
Plano Integrado
Sob a responsabilidade do Ministério da Justiça, o projeto está inserido no eixo de Cuidado do Plano Integrado "Crack, é possível vencer". O projeto tem como base a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso de drogas de forma prejudicial. Os municípios que aceitam receber o projeto colaboram com a estrutura de sala e equipamento audiovisual.
Todos os custos, com material e equipe profissional, fica a cargo do Ministério da Saúde. A terceira etapa do projeto foi iniciada em fevereiro de 2014, contemplando os estados do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. Ainda nesse primeiro semestre, será concluída a fase final de regionalização.
Mais informações
Prefeitura de Limoeiro do Norte
Rua Coronel Antônio Joaquim, 2121, Centro
(88) 3423-1165
Projeto Caminhos do Cuidado
Ellen Freitas
Colaboradora
Nenhum comentário:
Postar um comentário