sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Zezinho será reeleito e Camilo terá maioria na Assembleia

Os deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse, no próximo domingo, dia primeiro de fevereiro, na Assembleia Legislativa, para um mandato de quatro anos. Logo após a posse, a primeira tarefa dos novos parlamentares é eleger a Mesa Diretora da Casa. O atual presidente da Mesa Diretora, José Albuquerque (PROS), será reeleito para um mandato de dois anos.
A legislatura (2015- 2019) será aberta com uma ampla maioria aliada ao Governo Camilo Santana (PT). Dos 46 deputados estaduais, o Palácio da Abolição pode somar, pelo menos, 36 votos garantidos para aprovar projetos de interesse do Governo ou derrubar iniciativas da oposição. O grupo oposicionista se fortaleceu em relação à legislatura passada, mas o Governo terá ampla maioria de votos.
O bloco de oposição será puxado pelos deputados estaduais Renato Roseno (PSOL), Heitor Férrer (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Capitão Wagner (PR), Daniel Oliveira (PMDB), Audic Mota (PMDB), João Jaime (DEM), Ely Aguiar (PSDC) e Carlos Matos (PSDB). A oposição elegeu, em 2014, outros parlamentares que iniciam, porém, o mandato sem uma postura de austeridade a administração estadual. É o caso, por exemplo, de Carlomano Marques, Dra. Silvana, Agenor Neto e Walter Cavalcante – todos do PMDB, e Roberto Mesquita (PV).

Camilo e a força do diálogo Ao longo do mês de janeiro, o Governador Camilo Santana cumpriu a promessa de campanha para manter diálogo com a classe política e se reuniu com quase todos os deputados estaduais. O deputado estadual eleito para o primeiro mandato Renato Roseno (PSOL) se recusou a participar da série de reuniões.
Roseno alegou que não se reuniria isoladamente com o Governador e conversaria desde que estive acompanhado de lideranças comunitárias.
Ao dialogar com os deputados estaduais, de oposição e situação, Camilo abriu um crédito de confiança com os novos parlamentares para um início de legislatura menos tenso e menos cáustico. A trégua deve durar, pelo menos, três meses para os deputados conhecerem as reais intenções do Governador e os projetos a serem apresentados, principalmente, na área de combate à criminalidade.
Do Jornal Grande Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário