quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Fóssil de 120 milhões de anos será apresentado nesta quarta no Crato

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA) apresentam, durante coletiva de imprensa, no auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato, nesta quarta-feira (21), às 09 horas, um  fóssil de 120 milhões de anos. Trata-se de uma planta do Cretáceo inferior que ainda possui representantes atuais na encosta da Chapada do Araripe, conhecida popularmente como Japecanga, da família da Smilacaceae.
Um artigo sobre a descrição do fóssil foi publicado recentemente nos anais da Academia Brasileira de Ciências, para anunciar a descoberta do achado, cujo nome dado é uma homenagem ao Professor Jackson Antero (in Memoriam) “Cratosmilax Jacksoni”. O docente foi um dos grandes nomes que se ergueu no Cariri na luta incansável pela preservação da Chapara do Araripe, e chegou a ser o chefe da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe).
Segundo o orientador da pesquisa, Professor Álamo Feitosa, o fóssil de uma folha em perfeito estado da Japecanga, planta conhecida popularmente, foi resgatado nas minas de calcário laminado, em Nova Olinda. O achado ocorreu em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário