![]() |
| Kállek disse também ter interesse na área de Jornalismo, que pensa em fazer depois de cursar Direito |
O estudante Kállek Sendio Viana Ferreira, de 19 anos, é um dos 250 candidatos que conseguiram alcançar a nota máxima em Redação no Enem 2014.
O paulista, que concluiu o ensino médio em 2014 no Liceu Estadual de
Maracanaú, pretende conseguir uma vaga para o curso de Direito através
do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Na primeira tentativa no Enem, quando cursava o segundo ano no Pará, Kállek conta que tirou 720 na redação, zerando a competência cinco, que prevê a elaboração de uma proposta de intervenção para o tema abordado. “Eu não tinha muito conhecimento de estruturação do texto, fiquei três meses sem aula com a interdição da minha escola, mas meu empenho aumentou. Eu comprei livros e procurei saber cada detalhe [da prova]”, explica.
Kállek chegou a estudar em escolas particulares como bolsista, quando foi para a primeira série, mas no sexto ano voltou para a rede pública. Em Maracanaú, ele aproveitou para treinar redação e se dedicar ao estudo do texto-argumentativo. “O tema me surpreendeu, mas bastava organizar as ideias e desenvolver dentro do contexto. Usei referências filosóficas e da própria bagagem cultural, mas não esperava tirar essa nota”, comenta.
Morando com a mãe, que deve ser efetivada como monitora do
programa Mais Educação, ele é acostumado a mudar de cidade e ainda não
sabe onde quer estudar. “Por conta do trabalho do ex-marido da minha
mãe, morei em diferentes lugares. Mesmo agora, ainda não sei qual
instituição vou escolher e onde ela será”, avalia. Na primeira tentativa no Enem, quando cursava o segundo ano no Pará, Kállek conta que tirou 720 na redação, zerando a competência cinco, que prevê a elaboração de uma proposta de intervenção para o tema abordado. “Eu não tinha muito conhecimento de estruturação do texto, fiquei três meses sem aula com a interdição da minha escola, mas meu empenho aumentou. Eu comprei livros e procurei saber cada detalhe [da prova]”, explica.
Kállek chegou a estudar em escolas particulares como bolsista, quando foi para a primeira série, mas no sexto ano voltou para a rede pública. Em Maracanaú, ele aproveitou para treinar redação e se dedicar ao estudo do texto-argumentativo. “O tema me surpreendeu, mas bastava organizar as ideias e desenvolver dentro do contexto. Usei referências filosóficas e da própria bagagem cultural, mas não esperava tirar essa nota”, comenta.
Para os alunos da rede pública, Kállek recomenda bastante leitura. “Tornar frequente a prática de redigir redações, expandido o conhecimento para que esse seja cada vez mais proveitoso na hora de dissertar. Pra mim um grande álibi foram os livros de filosofia, que podem servir de premissa para defesa da tese”, completa.
Segundo o professor de filosofia do Liceu de Maracanaú, Daniel Brisolara, dois outros alunos da escola pública também tiveram notas na redação acima de 900 pontos: Lucas casemiro e Patrine Feitosa. Assim como Kállec, outro aluno que apostava na leitura e atingiu a nota máxima na redação foi o estudante Antônio Ivan Araújo, da rede particular do Ceará. Já o cearense de Jijoca de Jericoacoara, Jefferon Vianna, acertou todas as questões no exame de cálculos.
Amanda Araújo amandaaraujo@opovo.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário