segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Secretaria da Cultura do Estado reinaugura, hoje, às 19h, o Cine-teatro São Luiz, com programação musical e exibição de filme

Nesta segunda-feira, a partir das 19h, as luzes do imponente Cine São Luiz, edificação em estilo "art déco", inaugurado em 1958, voltam a brilhar. E os reflexos, certamente, serão estendidos não apenas ao quadrilátero da Praça do Ferreira, que já foi considerado "o coração de Fortaleza".
Servirão para despertar a memória afetiva tanto do Centro quanto de várias gerações, que vivenciaram os tempos áureos de um importante espaço cultural da Cidade, numa época em que a sétima arte era uma das principais diversões.
Fechado durante quatro anos, hoje à noite, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) entrega o prédio, após um ano de trabalho de restauração e reforma, devolvendo o equipamento, aliás, com a sua função original de cine-teatro.

Programação
Logo na entrada, o público será recepcionado por cantores líricos, entre outros, Franklin Dantas e Giovana Bezerra, que cantarão peças, como "Ave Maria", de Gounoud, além de canções tradicionais de Natal. A apresentação será no hall do cine-teatro, enquanto no palco principal, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, tocará músicas de Alberto Nepomuceno.
A programação será encerrada com a exibição de "Anastácia - a princesa esquecida", do diretor ucraniano Anatole Litvak, com a atriz Ingrid Bergman como protagonista. No elenco, ainda, Helen Heyes, Akim Tamiroff e Martita Hunt. O filme foi exibido na noite de inauguração do São Luiz, em 26 de março de 1958.
Conforme informações da assessoria de comunicação da Secult, a partir das 9h desta segunda, os interessados em participar da festa de reinauguração do Cine São Luiz poderão retirar os ingressos na bilheteria do equipamento. Cada pessoa terá direito a um ingresso.
Restauro
Uma das principais mudanças advindas com a restauração foi a instalação de tela móvel de exibição. Além da reestruturação da caixa cênica, redescoberta atrás da tela original. A mudança permite que o equipamento receba espetáculos de outras linguagens artísticas, como teatro, dança e música.
A intenção da programação mista é, justamente, testar a multiplicidade de funções do novo São Luiz. Iniciadas em dezembro de 2013, as obras de restauração e recuperação incluíram ainda melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos, conservando a cor vermelha das poltronas, e equipamentos de projeção. A equipe responsável pelos trabalhos de restauro e reforma do São Luiz teve o cuidado de manter as características arquitetônicas originais.
O novo desenho do espaço, adaptado para cine-teatro, foi responsável pela redução da capacidade de 1500 para 1100 lugares (300 deles no piso superior).
Memória
Inaugurado em 1958 e fechado desde julho de 2010, o Cine São Luiz, foi tombado pelo Governo do Estado em 1991.Construção recente, o prédio do cinema foi considerado um dos cartões postais da Cidade, sobretudo quando o Centro concentrava diversas funções, incluindo as atividades culturais, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, até meados da década de 1980.
Orçada em R$ 15,2 milhões, a obra consistiu em modernizar as instalações do prédio, que já foi símbolo de distinção social, uma vez que o local pedia roupa de gala - paletó para os cavalheiros.
À época, uma bodega, localizada nas proximidades, facilitava a vida dos visitantes, ao alugar o traje especial. É justamente esse clima de pompa que os organizadores da festa querem trazer à tona, relembrando o período em que o São Luiz fazia a ligação com a Praça do Ferreira. Onde hoje está localizada uma loja de moda feminina, jazia uma pequena galeria, na qual as pessoas liam os cartazes dos últimos lançamentos, sobretudo, de Hollywood.
O uso de materiais luxuosos e da cor dourada não acontecem por acaso. O São Luiz chegava para destacar a nobreza da cidade, diferenciando-se do cine Diogo, inaugurado na década de 1940.
Para tornar ainda mais real a reprodução da primeira noite do São Luiz, a solenidade contará com a presença de alguns cearenses que estiveram na inauguração do cinema.
De acordo com a Secult, será agendada ainda uma sessão especial exclusiva aos operários que trabalharam nas obras de reforma do cine-teatro São Luiz.
Mais informações
Reinauguração do Cine-teatro São Luiz, na Praça do Ferreira (Centro). Hoje, segunda-feira, às 19h. Ingressos poderão ser retirados na bilheteria a partir das 9h.
Iracema Sales
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário