terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vaticano autoriza processo de beatificação de padre surfista

Guido Schäffer morreu no dia 1º de maio de 2009, no RJ
Guido Schäffer morreu no dia 1º de maio de 2009, no RJ

O Brasil poderá ganhar mais um santo em sua história, pois o Vaticano concedeu o "Nihil Obstat" (nada consta) para iniciar o processo de beatificação do médico, seminarista e surfista carioca Guido Vidal França Schäffer.

A Arquidiocese do Rio deve instalar um tribunal que introduzirá o processo, solicitado em maio deste ano - cinco anos após a morte do surfista, conforme informações divulgadas no site oficial da instituição.

Além do pedido, foram enviadas histórias de vida de Guido, que reiteravam o estilo de vida do jovem, correspondente aos ensinamentos da Igreja. Quando Guido morreu, em 2009, ele estava prestes a se tornar padre. Por ser este o seu maior desejo, durante o enterro de Guido, dom Orani Tempesta pôs uma estola em seu caixão.
O jovem surfista sofreu uma contusão na nuca, que o fez desmaiar, enquanto surfava na Praia do Recreio. Ele morreu aos 34 anos, em plena comemoração de despedida de solteiro de um amigo.  

Dom Roberto, delegado episcopal para a Causa dos Santos da Arquidiocese do Rio, afirma que Guido, que vivia constantemente envolvido em causas sociais, é chamado de 'São Francisco de Assis Carioca' pela forma com que tratava o próximo, curando-lhe não só o corpo, mas também a alma por meio do evangelho.

Além de atender gratuitamente a moradores de rua, Guido atuou como médico no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia do Rio.

De acordo com Dom Roberto, a primeira fase do processo de beatificação de Guido poderá ser iniciado até janeiro de 2015, considerando que o pedido leva de seis a oito meses para ser avaliado.

Frei Galvão foi o primeiro santo nascido no Brasil a ser canonizado, em 11 de maio de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário